O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) sediou nesta terça-feira (10), o debate “Mulheres Negras Nordestinas: enfrentando a violência política de gênero e raça”. O encontro foi promovido pelo Observatório Feminista do Nordeste, organização político profissional de mulheres negras periféricas e feministas antirracista e contou com as presenças da deputada estadual Lucinha do MST, da co-vereadora Laina Crisóstomo, a advogada Maíra Vida e a ativista Keit Lima.
O projeto de intercâmbio entre mulheres nordestinas tem como objetivo ampliar a discussão pública sobre as dinâmicas da violência política de gênero e raça e as estratégias de enfrentamento que as mulheres negras nordestinas desenvolvem em diversos âmbitos do universo político. O encontro reforçou a importância das articulações das mulheres negras frente as ações e discursos de violência que impedem sua participação política nos espaços de poder.
Observatório Feminista do Nordeste
Organização político profissional de mulheres feministas antirracistas que realiza consultorias para mobilização de recursos, gestão de projetos, pesquisas e produção político cultural para fortalecer a construção de conhecimento e ações políticas sobre os fenômenos relacionados a gênero, raça e renda com foco na região nordeste do Brasil.