Ícone do site Bahia Pra Você

O podcast como ferramenta educacional

abrangente e necessária em nosso contexto de ensino-aprendizagem pós-pandemia que nos acompanha desde 2020. É assim que vejo o podcast,

Uma ferramenta com grande potencial educativo, ainda mais abrangente e necessária em nosso contexto de ensino-aprendizagem pós-pandemia que nos acompanha desde 2020. É assim que vejo o podcast, material auditivo que é parte da nossa atual cultura do compartilhamento e multifuncionalidade, as redes sociais e da juventude estudantil constantemente conectada. Recurso participativo da internet, o podcast é uma ferramenta comprovadamente eficaz no processo de educomunicação, pois em seu processo de armazenamento on-line e distribuição possível por meio de aplicativos, permite aos estudantes um acesso contínuo aos conteúdos trabalhados em sala de aula, dinamizados em outras experiências exteriores ao contato com o professor mediador no ambiente presencial ou remoto de aprendizagem. Neologismo de Ipod (tocador de arquivos digitais da Apple) e broadcast (transmissão em inglês), o podcast é um recurso mobilizador do ensino engendrado por meio de propostas ativas e imersivas.

Criado para ser consumido na hora e lugar mais conveniente para o ouvinte, o recurso auditivo herda traços pedagógicos da cultura radiofônica, conhecida por educar, informar, sugerir, aproximar, ensinar e mobilizar pessoas por décadas. Agora, por ser uma espécie de modelo de rádio na web, o podcast reforça a sua versatilidade também pelo suporte de acompanhamento de seus conteúdos, pois pode ser ouvido no computador, smartphone, tablets e outros aparelhos eletrônicos com acesso à internet. E, em alguns casos, como a produção para um Sarau Literário sobre Olhos D’agua, de Conceição Evaristo, ter o seu compartilhamento em arquivo MP3 e distribuído em aplicativos como o WhatsApp, proposta que possibilita um alcance ainda maior do conteúdo. E ainda tem mais: o estudante no lugar de ouvinte é uma ótima oportunidade de aprendizado, mas e quando eles ocupam lugar de fala no produto?

Essa foi a empreitada que você acompanha no podcast disponibilizado no link postado no final desse breve texto de apresentação. Sob minha direção, os jornalistas Caio Batista e Emerson Miranda assumiram a narração do material com média de 32 minutos de duração, divididos entre opiniões de especialistas, trajetória biográfica da escritora tema e contemplação do ponto de vista crítico dos estudantes envolvidos no projeto, uma turma de jovens do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Augusto Comte, instituição da rede privada em Salvador. Eles narram emocionalmente as suas aventuras com o conto Maria, da coletânea Olhos D’agua, narrativa que também gerou a produção de uma resenha crítica entregue antes da gravação do podcast que ainda conta com a participação da coordenadora pedagógica Luciana Monteiro e do professor de História e Bacharel em Direito, George Oliveira.

Ouçam, compartilhem e faça as importantes reflexões do podcast circularem ainda mais, combinado?

ANÚNCIO
Sair da versão mobile