Alex Curvello é advogado @alexcurvello
Vi e segui o exemplo de minha mãe, Eliane Curvello, ao cursar dois anos a faculdade de Turismo e compreender, mesmo que minimamente lá atrás as belezas e potencialidades que só o turismo pode proporcionar para uma cidade, um estado e as vidas das pessoas.
Presenciei todo seu potencial em escrita, fala e profissionalismo se dedicando ao Turismo diariamente, como turismóloga, professora e escritora.
Recordo quando ela criou um trabalho que foi convidada para apresentar no Rio de Janeiro, “O Ceará Além do Sol e do Mar” dedicado ao então secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia.
Político visionário que conseguiu realizar feitos no Estado do Ceará, que mesmo após 10 anos de sua passagem, ainda há reflexos de seu trabalho, a frente do seu tempo, com estradas, edificações e projetos que engrandeceram o turismo do Ceará.
É inspirador ver como esses líderes, como Antônio Carlos Magalhães, na Bahia, Tasso Jereissati e Bismarck Maia, no Ceará, tiveram uma visão além do presente, investindo em infraestrutura, turismo e desenvolvimento social. Essas ações realmente mudaram vidas, conectaram comunidades e fizeram o Ceará brilhar como um destino que oferece muito mais do que praias bonitas — uma terra de oportunidades, cultura e potencial.
Vindo de Salvador, lugar que pulsa o turismo, o berço do descobrimento do Brasil, aprendi no Ceará o poder do turismo de transformar vidas.
Estradas, que antes eram apenas terra, hoje representam possibilidades, crescimento e esperança para muitas pessoas.
O Ceará conseguiu e consegue me proporcionar os melhores valores da minha vida, a união familiar, meu casamento, a profissão, além de viver no local de belezas de tirar o fôlego e uma cidade boa de se viver.
Depois de um período trabalhando em Aracati, cidade do interior do Ceará, litorânea e que vive o turismo todos os dias, hoje estou na Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, na Assessoria Jurídica e com a liderança do Deputado Federal Eduardo Bismarck, que aceitou o honroso convite do Governador do Ceará, Elmano de Freitas e estão realizando um trabalho digno de grandes gestores, com seu nome veiculado e comentado além das terras do Ceará.
Acredito que um dos primeiros exemplos de um trabalho modelo que o atual Secretário de Turismo Eduardo Bismarck vem fazendo é valorizar que a política deve ser de estado, com o turismo feito para todos, além das fronteiras das ideias onde a maioria pode usufruir dos benefícios gerados.
Outro fator relevante é sua experiência, com o cargo político que vinha exercendo como Deputado Federal, mostrando liderança em áreas voltadas para o desenvolvimento econômico e turístico, do hoje, posso dizer, “nosso Estado do Ceará.”
Todo o potencial turístico que vem sendo desenvolvido por Eduardo Bismarck já está sendo visto e reconhecido com o fortalecimento do setor, atraindo investimentos para o estado, gerando novos voos e destinos para o Ceará, além de promover a modernização do turismo no cenário nacional e internacional.
Até pelo fato de que o Turismo é um dos maiores pilares econômicos do Estado, gerando riqueza e renda nas áreas litorâneas, nas zonas naturais, culturais, nas serras, no sertão, bem como no turismo religioso do nosso Estado.
Já se passaram 30 anos desde a criação da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, e ela está pulsante e energética, com resultado positivo de muito trabalho.
Outro ponto bem relevante é a valorização da interiorização do turismo do Ceará, como o Eduardo Bismarck tem acesso e é querido por muitos prefeitos do Estado, ele consegue encurtar essa distância entre Prefeituras e Estado, fazendo com que as parcerias surjam na intenção de valorizar o turismo do interior.
É fascinante perceber o que vem sendo proporcionado e evidenciado como fator determinante de desenvolvimento do turismo no Ceará.
Chega a ser contagiante está presente e ao lado de um político que não tem receio de arregaçar as mangas, trabalhar incansavelmente na tentativa de promover o Ceará como um dos maiores destinos do Brasil e na preferência de muitos lugares do mundo.
É de uma dinâmica exemplar
Para aqueles que são mais céticos do trabalho atual e até mesmo futuro, os números falam por si, numa simples pesquisa na internet, os resultados são positivos do Turismo do Ceará nos últimos meses, por volta de 75% de média de ocupação, com gasto médio do turista girando em R$ 4.000,00, isso só de janeiro a maio, em torno de um milhão e meio de turistas e mais de R$ 5 bilhões em receita gerada pelo turismo.
Com isso, a importância do turismo, deve ser para todos os municípios, inclusive para lugares “esquecidos” que passam a brilhar depois do desenvolvimento turístico da região.
E essa visão de valorização do turismo do Ceará é o que faz o trabalho ser respeitado e potencializado por onde passa.
É maravilhoso ver como a história, o trabalho dedicado de pessoas como minha mãe, Eliane Curvello, e a liderança de gestores como Bismarck Maia e Eduardo Bismarck têm contribuído para transformar o estado em um destino turístico cada vez mais valorizado e reconhecido.
O Ceará realmente demonstra que o turismo vai muito além das praias, abrangendo cultura, desenvolvimento econômico e valorização das comunidades locais.
Essa visão de valorização do turismo no Ceará é realmente o que dá força e respeito ao trabalho que vem sendo realizado.
Quando há dedicação e planejamento pelo que se faz, tudo isso se reflete na experiência do turista, que fica encantado com o que vê.
É uma combinação de esforço, talento e paixão pelo estado, que faz o Ceará brilhar cada vez mais no cenário nacional e internacional.
Sem sombra de dúvidas, com tudo o que vem sendo feito, gera no turista que olha para o Ceará, o desejo de conhecer e a vontade de voltar.