O presidente Donald Trump deixou de pagar impostos federais em 10 dos últimos 15 anos. Além disso, só teve só desembolsou US$ 750 (R$ 4.170, na cotação atual) em 2016, ano em que foi eleito à presidência dos Estados Unidos, e o mesmo valor durante seu primeiro ano de mandato. Essas informações foram publicadas neste domingo pelo The New York Times.
O republicano é o único presidente norte-americano da história recente que não tornou públicas suas informações fiscais. O presidente passa por uma situação financeira complicada e enfrenta o vencimento de milhões de dólares em dívidas, segundo o Times, que afirma ter tido acesso a duas décadas de declarações tanto de Trump quanto de suas centenas de empresas. O jornal não teve acesso às informações pessoais de 2018 e 2019.
Alan Garten, advogado da Trump Organization, conglomerado empresarial do nova-iorquino, disse ao jornal que “a maioria, senão todos os fatos parecem imprecisos” e afirmou em um comunicado: “Durante a década passada, o presidente Trump pagou dezenas de milhões de dólares em impostos pessoais desde que anunciou sua candidatura em 2015”.
Na matéria, o Times lembra que o assessor mistura impostos de renda com outros impostos federais e faz uso indevido do conceito de crédito fiscal. A informação é um material explosivo a poucas semanas das eleições presidenciais e a apenas dois dias do primeiro debate cara a cara com seu adversário democrata, Joe Biden.