Ícone do site Bahia Pra Você

‘Nomadland’ é o grande vencedor do Oscar 2021

outra e a cerimônia da 93ª edição do Oscar, realizada em Los Angeles, na noite deste domingo (25), refletiu o momento que a indústria cinematográfica vive.

O ano de 2020 está marcado como o mais difícil para a humanidade, tantas perdas de vidas, a mudança de vida imposta a todos, as restrições às atividades comerciais e dentre as atividades impactadas, o cinema sofreu como nenhuma outra e a cerimônia da 93ª edição do Oscar, realizada em Los Angeles, na noite deste domingo (25), refletiu o momento que a indústria cinematográfica vive.

Os organizadores do evento evitaram os discursos de agradecimento por Zoom e apostaram na vitalidade humana de um evento presencial, a festa tornou-se histórica ainda por celebrar a cineasta chinesa Chloé Zhao, a primeira mulher a receber quatro indicações em um mesmo ano e a vencer como diretora e, principalmente, o prêmio de melhor filme, por Nomadland.

Em seu discurso, Chloé Zhao agradeceu a todos da equipe pela aventura e lembrou que, quando era criança, costumava fazer um jogo de memorizar poemas chineses. Um deles falava que as pessoas ao nascer são boas. “Às vezes, pode parecer que não é verdade, mas eu sempre encontrei bondade nas pessoas. Dedico o prêmio para todos que têm a fé e a coragem de se manterem bons e enxergar a bondade nos outros.”

Também foi marcante a vitória, nas categorias de atuação, de artistas experientes como Frances McDormand (Nomadland) e Anthony Hopkins (Meu Pai) – não tão favoritos – e de Daniel Kaluuya (melhor ator coadjuvante por Judas e o Messias Negro), além da veterana coreana Yuh-Jung Youn, de 73 anos, que ficou com o Oscar de melhor atriz coadjuvante, por Minari, repetindo seu bom humor no discurso de agradecimento: “Como eu posso ter vencido Glenn Close?”, questionou-se ela, arrancando gargalhadas da plateia que, distribuída em mesas, fez lembrar a forma de premiação do Globo de Ouro.

Confira os vencedores e os indicados por categoria
Melhor Filme
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Direção
Melhor Filme Internacional
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Roteiro Original
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora
Melhor Animação
Melhor Curta em live action
Melhor Curta de Animação
Melhor documentário
Melhor Documentário em Curta-metragem
Melhor fotografia
Melhor cabelo e maquiagem
Melhor canção original
Melhor design de produção
Melhores efeitos especiais
Melhor som
Melhor edição
Sair da versão mobile