Ícone do site Bahia Pra Você

No aniversário de 472 anos de Salvador conheça sua cidade de casa

Em mais um ano que o aniversário de Salvador ocorre em meio a pandemia e precisamos evitar aglomerações, manter distanciamento e ficar em casa.

Em mais um ano que o aniversário de Salvador ocorre em meio a pandemia e precisamos evitar aglomerações, manter distanciamento e ficar em casa. E já que estamos em casa, O Bahia Pra Você traz algumas opções de passeios que podem ser feitos de forma segura. Visitar igreja histórica, museus ou espaços culturais seria de bom tamanho para relembrar o que Salvador tem de melhor, sua valorosa história. Bateu uma saudade danada, né? Clique no nome da atração e viaje na história. Vamos lá!

Igreja de São Francisco

Agora, em um tour virtual pela Igreja e Convento de São Francisco, você consegue acompanhar de ‘pertinho e longe’ tudo de dentro e fora do lugar. Localizado no Pelourinho, o lugar além de ser um dos pontos mais visitados de Salvador, ainda é conhecido por ter suas paredes revestidas e folheadas de ouro. Você consegue ver tudo em uma visão totalmente a 360º. Dá para acreditar?

Veja o altar, o teto, a fachada da igreja e toda a sua arte sacra de uma forma e um ângulo bem divertido.

Gabinete Português de Leitura (GPL)

Veja o Gabinete Português de Leitura (GPL) de um ângulo como nunca viu e embarque em uma viagem totalmente em 360º.  Localizada na Praça da Piedade, o espaço cultural disponibiliza uma interação incrível para os viajantes da web conhecerem o lugar fundado em 1863, por um grupo de portugueses. O GPL abriga, desde então, diversas obras literárias portuguesas e francesas, salão de exposições, acervos de embarcações da época e muito mais. Você consegue conhecer cada cantinho do GPL em apenas alguns cliques.

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB)

O tour virtual também é uma nova realidade para o IGHB. Além de milhares de acervos de jornais e acervos cartográfico do Estado, o Instituto também é um dos espaços mais antigos do estado. São mais de 125 anos de história e funcionamento. Na visita, totalmente iterativa e também a 360º, você poderá conhecer a Biblioteca Ruy Barbosa e o Arquivo Histórico Theodoro Sampaio com milhares de títulos e imagens e muito mais. O IGHB fica bem pertinho do Gabinete Português de Leitura, na Piedade e na visitação virtual você pode conferir até a fachada do Instituto. Bem bacana, não é mesmo?

ANÚNCIO
Museu Afro-Brasileiro (Mafro)

Outra dica bacana de visita é o Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que fica localizado no Centro Histórico de Salvador. Entre mais de 1.100 peças no acervo de cultura material africana e afro-brasileira, estão as coleções de elementos de religiosidade, artes plásticas, capoeira, que podemos conferir de pertinho no site. Além de fotos e informações ainda é possível ver exposições permanentes e de longa duração no lugar.

Fundação Pierre Verger

A longa e incrível trajetória do fotógrafo, etnógrafo e antropólogo francês Pierre Verger é conhecida no mundo inteiro, mais especialmente em Salvador, cidade onde decidiu fincar suas raízes. Todos os seus trabalhos estão expostos em sua Fundação, que eram sua antiga casa, localizada no Engenho Velho de Brotas.

Pensando em continuar a divulgar o seu trabalho em meio a pandemia, o site oficial da Fundação Pierre Verger divulgou o acervo de fotos, informações e além disso, produziu exposições virtuais para que, além de conhecer mais sobre o fotógrafo, ainda seja possível sentir cada cantinho mostrado.

Museu Geológico da Bahia

O Museu Geológico da Bahia (MGB) também não fica de fora dessa realidade de visitas virtuais. O espaço disponibilizou em seu site, desde o início da pandemia, opções de tour virtual, exposições, fotos, informações, curiosidades e muito mais para continuar interagindo com as pessoas nesse momento de distanciamento social. Agora você consegue ver e conhecer sobre fósseis, réplicas de animais pré-históricos, pedras preciosas, meteoritos, até o patrimônio mineral da Bahia pela telinha do seu celular.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile