Bahia Pra Você

Nestor Mendes Jr. lança “Bahêa, Minha Paixão” em São Paulo

O Esporte Clube Bahia só entra em campo neste sábado (13), na Arena Fonte Nova, às 16h, pela sexta rodada do Brasileirão e encara o Flamengo, em busca de recuperação na competição após a derrota para o Santos, na Vila Belmiro, na última quarta-feira (10). Mas tem um tricolor que está batendo um bolão e enchendo de orgulho a Nação Tricolor. Trata-se do jornalista Nestor Mendes Jr., que lança também neste sábado o livro “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil” em São Paulo. O evento acontece no Bar Quintal do Espeto, na Vila Madalena, a partir das 14h, a convite da Embaixada Bahêa-Sampa.  

“Estamos convidando jogadores, ex-jogadores, ex-treinadores, ex-preparadores e seus familiares, de São Paulo, para o evento e para que também autografem os exemplares, nesta festa literária do Tricolor. Já estão convidados jogadores e ex-jogadores, como Douglas, Raudinei, Naldinho, Paulo Róbson, Ricardo Longhi, Fito Neves, Estevam Soares, Wagner Basílio, Robert, Artur Victor, Zé Rafael; ex-treinadores como Sérgio Soares, Ney Franco, Doriva, Márcio Araújo, Jair Picerni, René Simões, Alexandre Gallo, Gilson Kleina, Candinho, entre outros”, diz o autor. 

Antes mesmo da tarde-noite de autógrafos, Nestor divulgou sua obra em encontros com grandes nomes da crônica esportiva, participou do prograsma “Os Donos da Bola”, com o craque Neto, na Band TV, com as presenças do goleiro Veloso (ex-Palmeiras) e do meia Souza (ex-São Paulo). Sem papas na língua, irreverente e muito bem-humorado, Neto, o ídolo do Corinthians, disse que “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil” é “um grande livro, à altura da grandeza do Esporte Clube Bahia”. 

Nestor Mendes Jr. também foi recebido no Ca com Fé, na Vila Romana, por um dos melhores jornalistas esportivos do país, estudioso e conhecedor profundo do futebol, Paulo Vinícius Coelho, o PVC. 

De Walter Casagrande Jr. ouviu uma declaração que enche a nação de orgulho: “Sempre gostei de jogar em clubes de massa. E um dos meus sonhos era jogar no Bahia. E teve muito perto disso acontecer”, que também relembrou sua passagem pela Bahia, jogando pelo São Francisco, em 1996, pelo Baianão: “Minha ideia era disputar o Baiano pelo São Francisco e jogar o Brasileiro pelo Bahia, mas não deu certo. Morava só em Salvador e a minha mulher estava em São Paulo, com os meus três filhos pequenos. A saudade pesou e voltei pra casa, sem realizar o meu desejo de ser aclamado por essa fantástica torcida do Tricolor da Boa Terra. O Bahia é um clube que respeito muito, e que adoro”. 

Outro encontro marcante foi com o também jornalista esportivo Dudu Monsanto, autor de dois livros indispensáveis sobre a história do Flamengo: “1981 – O Ano Rubro-Negro” e “A Virada – Milagre em Lima”. Ao folhear todas as 320 páginas de “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, Monsanto não titubeou em afirmar: “Estou arrepiado. É o melhor livro que já conheci a respeito de um clube de futebol no mundo. Só um apaixonado faz uma obra desse porte, com um conteúdo fantástico e um projeto gráfico dessa beleza”, exaltou. 

ANÚNCIO
A obra

Com 320 páginas, capa dura, no formato 28,5 x 28,5, o livro conta a saga do Esporte Clube Bahia desde a sua fundação, em 1º de janeiro de 1931, até a temporada de 2021, quando o clube completou 91 anos de existência. “O projeto gráfico é do designer Alan Maia; a capa é de Fábio Domingues (do BBMP!), sobre belíssima foto de Ulisses Dumas. A obra está dividida em nove capítulos, abarcando a história da fundação, as 90 temporadas de 1932 a 2021, os títulos brasileiros de 1959 e 1988, os grandes rivais, os grandes jogos, a torcida – subdividido com as histórias do hino e do manto tricolor – e o último capítulo, o nono, dedicado à luta pela democracia”, explica Mendes Jr. 

Além disso, o livro também apresenta textos exclusivos do Mestre Evaristo de Macedo – o primeiro artigo escrito por ele sobre a conquista de 1988; dos publicitários e escritores Marcos Carneiro, Bruno Cartaxo e Marcelo Simões; dos jornalistas Carla Bahia e Antônio Matos; de um dos líderes pela democracia no ECB, Fernando Jorge Carneiro; do advogado Pedro Barachisio Lisboa; do escritor Aramis Ribeiro Costa; do ex-diretor da CBF e presidente mais jovem do Conselho Deliberativo do Bahia, Virgílio Elísio da Costa Neto; do médico e expert em camisas tricolores, Ruy Guimarães Botelho; e do músico e escritor Manno Góes. 

Sobre o autor

Apaixonado pelo Esporte Clube Bahia, Nestor Mendes Jr. nasceu em São Sebastião do Passé, Bahia, em 27 de novembro de 1962. Formado em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia, e em Direito, pela Universidade Católica do Salvador, trabalhou em diversos veículos de comunicação da Bahia, como A Tarde, TV Bahia, Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, Bahia Hoje, Rádio Sociedade, Rádio Educadora e como repórter free lancer do Jornal do Brasil. Já autuou no marketing político de 18 campanhas eleitorais. É autor de “Elixir”, de 1984; “Bahia Esporte Clube da Felicidade – 70 Anos de Glórias”, de 2001; e “Nunca Mais! – 25 anos de Luta pela Liberdade no Esporte Clube Bahia”, de 2014. 

Sair da versão mobile