Seis tripulantes de um barco que pegou fogo e naufragou no norte do Pará, no último dia 27 de março foram salvos na quarta-feira (13) após pedirem socorro através de uma carta dentro de uma garrafa.
“Socorro, socorro! Precisamos de ajuda, nosso barco pegou fogo, estamos há 13 dias na Ilha das Flexas (sic), sem comida. Avise nossa família (seguido dos telefones dos parentes). Somos 06 tripulantes”, dizia a carta.
Uma mulher e cinco homens que estavam a bordo do “Bom Jesus” acabaram ficando presos numa ilha deserta a 150 km da capital Belém, com recursos escassos após um incêndio atingir na cozinha da embarcação. Eles não tinham nenhum outro meio de comunicação.
Após quase duas semanas ilhados, em atitude já desesperada, resolveram apelar para o que parecia improvável. No bilhete, os náufragos relataram o acidente.
Eles passaram 17 dias na ilha, usando alimentos que estavam no barco, além de água da chuva. Os tripulantes amarraram a garrafa em uma boia e a jogaram ao mar. Por sorte, pescadores que estavam na região costeira da ilha encontraram o bilhete escrito pelos dois indicando o local do naufrágio e alertaram as autoridades locais. Nesta quarta-feira (13), eles foram enfim resgatados pelos militares, que chegaram ao local de helicóptero.
Os seis tripulantes saíram de Santarém no último dia 24 de março e tinham como destino o município de Chaves (PA). Em depoimento à Marinha do Brasil, após o resgate, Jeferson Marcos dos Santos contou que, no dia do naufrágio, eles ainda enfrentaram um temporal antes do fogo na cozinha, que se alastrou. Prevendo o risco, por conta das condições adversas, eles procuraram se aproximar de alguma praia o máximo possível, e foi quando perceberam que um incêndio se alastrava.