Leonardo Campos
O vídeo é um excelente recurso pedagógico, principalmente quando nós, espectadores, na posição de mediador do ensino, conseguimos extrair os pontos de reflexão necessários para o empreendimento do debate em sala de aula. Ainda há, em nossa cultura, a exibição de vídeos motivadores no contexto da educação, geralmente com algum comentário ou provocação básica para a promoção de um debate. Não digo que essa postura seja inválida, mas acredito que nós, professores, precisamos ir um pouco além, relacionando o que é narrado pelo suporte audiovisual com conteúdos adicionais, atividades que estendam a interpretação para além da sala de aula, enchendo de maiores significados o ato de ensino-aprendizagem. É algo não apenas enriquecedor para os estudantes, mas para nós mesmos, enquanto cidadãos em formação constante, sempre a tirar lições daquilo que ensinamos, num processo cíclico que nos permite sair da temida estagnação, não desejável para um bom profissional de ensino.
Tendo como foco a produção literária de Conceição Evaristo, a autora das escrevivências, selecionei 10 vídeos disponíveis em plataformas de acesso gratuito. São entrevistas e programas especiais dedicadas ao projeto de escrita desta mineira que migrou para o Rio de Janeiro ainda muito jovem, permutou serviços domésticos por livros e aulas, sobreviveu ao segregante espaço urbano carioca estruturado pelo racismo que ainda é uma chaga na sociedade brasileira, graduou, fez mestrado e doutorado, tornando-se uma escritora aclamada, alguém que infelizmente é uma exceção dentro da regra geral que domina a nossa nação, habitada por muitas pessoas que ainda acreditam que vivemos o mito da democracia racial, discurso perigoso e falacioso que precisa de vozes como a de Conceição Evaristo para ser questionado.
A ideia da seleção é apresentar os vídeos e ofertar questões de múltipla escolha para a mediação entre professores e estudantes na sala de aula. Muito além de debater brevemente o conteúdo e questionar com pontos do tipo “o que você entendeu” ou “o que você acha disso”, as questões elaboradas diretamente da análise desses materiais nos permitem deixar a aula mais dinâmica, interativa, além de conectada com os caminhos atravessados pelos estudantes que saem do Ensino Médio rumo aos vestibulares, seleções de estágios, empregos, concursos, em suma, processos seletivos que reforçam constantemente este tipo de avaliação, estruturada pelas chamadas “questões objetivas”, aqui norteadoras do que se pretende discutir ao trabalhar com Conceição Evaristo em sala de aula: ancestralidade, exclusão social, desigualdade econômica, representação dos afro-brasileiros na literatura, lugar de fala, racismo estrutural, etc.
Vamos começar?
TV PUC Rio: A escrivivências na literatura feminina de Conceição Evaristo
Questão 01: após assistir ao vídeo, leia as proposições.
I – Conceição Evaristo afirma que as suas referências literárias negras eram parcas na fase estudantil, limitando-se basicamente aos textos de Cruz e Souza e Lima Barreto.
II – Mesmo que não tenha desenvolvido habilidades para canto e dança, algo muito associado aos afro-brasileiros, Conceição Evaristo afirma que seus textos são melodiosos, isto é, influenciados por sonoridades marcantes.
III – Nascida diante de limitações materiais, Conceição Evaristo revela o seu contexto de pobreza na infância, alegando que não nasceu rodeada de livros, mas de palavras, haja vista a influência da literatura oral em sua família.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: por quais motivos os livros didáticos abordam tão rapidamente as representações literárias de Cruz e Souza, Lima Barreto, dentre outros autores negros? Ademais, se Conceição Evaristo conseguiu vencer com resiliência, toda mulher negra também tem essa possibilidade? Debata meritocracia com os seus estudantes, tendo esse vídeo como base.
Ciência e Letras: Conceição Evaristo
Questão 02: após assistir ao vídeo, leia as proposições.
I – Conceição Evaristo expõe que a literatura é um lugar de expurgo e o mesmo processo que acontece com os afro-brasileiros que herdaram a escravidão também ocorre ainda hoje com a literatura judia e suas chagas do holocausto.
II – O saber ler, segundo Conceição Evaristo, é um dos primeiros passos da formação da cidadania de alguém e que para muitos afro-brasileiros, foi e ainda é algo constantemente negado.
III – Descendente de uma cultura oralizada, Conceição Evaristo revela que a sua escrita é permeada por ficções da memória, publicações que o programa caracteriza como cheias de beleza e muita dor.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 03
I – Conceição Evaristo crítica a visão escolarizada de cultura, ainda muito embranquecida, além de ironizar a história da libertação dos escravos, marco tido como equívoco e debatido com muita naturalidade ainda hoje, sem o espanto que deveria causar.
II – Nas palavras da escritora, o Brasil é um país que consegue dar lições de camuflagem das temáticas sociais, num discurso que nos permite associar com os polêmicos debates sobre a utopia da democracia racial brasileira.
III – Ao colocar Ana Davenga e Maria como destaques, Conceição Evaristo versa sobre humanização de criminosos, estereótipos sobre pessoas negras supostamente mais fortes fisicamente e solidão como um dos temas de sua produção literária.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: a solidão é um dos temas mais profícuos na literatura, ao possibilitar a produção de tramas com alta carga psicológica. Debate com os estudantes sobre o tema, tendo em direcionamento, a diferença entre mulher branca e mulher negra. Existe a possibilidade de uma ser mais solitária que a outra? O racismo se estrutura no debate desta questão?
Canal Brasil: A Arte do Encontro
Questão 04: após assistir ao vídeo, leia as proposições.
I – Conceição Evaristo expõe seu ponto de vista sobre religião, caracterizando o divino como algo não exatamente da maneira que aprendeu em sua formação católica, mas como um “mistério”, presença em nossas vidas que explica o que a razão não consegue dar conta.
II – Formada pela literatura oral narrada em sua família, Conceição Evaristo diz ser uma mulher que viver as várias possibilidades do amor, algo que ao longo do programa, ela não consegue traduzir, tal como solicitado por seu interlocutor, o ator Tony Ramos.
III – Conceição Evaristo filosofa sobre a dúvida, ao dizer que não tem medo de se encontrar sem respostas diante de perguntas, pois em nossa vida, só temos a certeza da morte, algo que também é cheio de mistérios e não temos as respostas concretas para compreensão.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 05
I – Oriunda de família humilde, o que faltou de bens materiais sobrou em termos de emoções para Conceição Evaristo, escritora que expõe ser a memória, algo que a move noite e dia, dando-lhe sustentação, inclusive, para a escrita.
II – Em determinado trecho do programa, a escritora diz que as memórias mais proeminentes de sua trajetória a mantém com sanidade, delineando ainda que muito de sua ficção é permeado por invenções memorialísticas, dissipação de fronteiras entre o que é real e ficcional.
III – Conceição Evaristo reflete também sobre memória em associação com a história dos afro-brasileiros que envoltos em lapsos esgarçados, impossibilitados de compreensão plena de suas origens por causa dos desdobramentos da diáspora africana no período colonial.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 06
I – Crítica dos formatos comunicacionais contemporâneos, Conceição Evaristo aponta os problemas das redes sociais e aplicativos, ao falar sobre falta de contato humano e da banalização de nossas expressões cotidianas nesses meios.
II – Em determinado trecho do programa, a escritora tece críticas ao formato atual de comunicação, em especial, o whatsapp, apontando que falta mais humanização nas relações contemporâneas, estruturadas em distanciamentos.
III – Conceição Evaristo reflete que a tecnologia nos deixa menos humanos, principalmente ao falar dos seguidores em redes sociais, tais como Instagram, um lugar que as pessoas supostamente de seguem, mas que no fundo estão todos, no geral, na solidão.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: quando escrevemos ou agimos de determinadas maneiras, resgatamos elementos que formam a nossa memória? Debate isso com os seus estudantes, além de refletir sobre a nossa relação de dependência com as tecnologias. É possível viver plenamente sem redes sociais e whatsapp?
Na Estante | Conceição Evaristo é a estrela do 61º Prêmio Jabuti
Questão 07: após assistir ao vídeo, leia as proposições.
I – Conceição Evaristo reflete que nem tudo experenciado foi vivido, pois para isso, teria de ser múltipla, delineando para o público que as suas histórias também integram o processo de construção ficcional embasado na coletividade da memória.
II – Em sua fala, Conceição Evaristo resgata Maria, personagem do conto homônimo da coletânea Olhos D’agua, para dizer que nunca vivenciou aquela experiência, mas que a história se inspira na memória coletiva.
III – Marcada pela escrita de Maria Carolina de Jesus, em especial, Quarto de Despejo, ao longo do programa, a autora reflete que a sua casa era um espaço de palavras e muito de sua formação tem origem na literatura oral narrada por sua mãe e tia, grandes contadoras de histórias.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 08
I – Ao refletir sobre o prêmio Jabuti, recebido na 61º edição da premiação, Conceição Evaristo expõe que foi um evento ilustre, mas uma condecoração da solidão, ao perceber que ela era a exceção dentre de todo um conjunto de regras excludentes para os escritores afro-brasileiros.
II – Em sua fala, Conceição Evaristo expõe que a demora para a publicação de seu primeiro livro se deu por causa da falta de demanda do racismo estrutural que não reconhece as experiências de muitos afro-brasileiros como material para produção de ficção no Brasil.
III – Ao mencionar a sua obra, Conceição Evaristo cita Maria e Ponciá Vivêncio, personagens de seu conto e romance, respectivamente, mulheres que herdaram as árduas chagas da escravidão, marco da história colonial do Brasil.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: o que pode marcar as nossas influências? Debata com os seus estudantes, as obras literárias ou cinematográficas que tenham sido marcos em suas vidas, demonstrando o quão as referências de nossa formação básica podem se manter presentes ao passo que evoluímos cotidianamente.
TV Aparecida | Conheça a história de Conceição Evaristo
Questão 09: após assistir ao vídeo, leia as proposições.
I – Conceição Evaristo fala da importância da literatura não institucionalizada, isto é, das narrativas orais que demarcaram a sua infância e juventude, contadas por sua mãe e seus tios, histórias que definiram muito a sua atuação como professora e, posteriormente, como escritora.
II – Em sua fala, Conceição Evaristo expõe que é uma escritora que escreve e colhe palavras, elementos que sempre estiveram presente em sua vida regrada de bens materiais, mas preenchida pelo encanto da narração de histórias.
III – Ao falar sobre o contexto onde cresceu enquanto jovem, Conceição Evaristo reflete que ao se mudar para o Rio de Janeiro, viveu praticamente num apartheid geográfico, pois a favela que habitava era rodeada por prédios que revelavam a nossa realidade de exclusão e desigualdade.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: reflita com os estudantes a importância da experiência não institucionalizada como conteúdo para falar de memória e criação de histórias. Muitos de nós temos casos de tias, mães, avós e pessoas próximas com lindas narrativas de vida. Peça aos envolvidos que colham histórias do tipo e apresentem sistematizadas na sala de aula, organizada dentro de um padrão para que todos tenham as mesmas oportunidades de exposição.
Trilhas das Letras recebe a escritora Conceição Evaristo
Questão 10. Leia as proposições.
I – Ao ler Quarto de Despejo, Conceição Evaristo se sentiu parte dos personagens do triste e realista diário de Maria Carolina de Jesus.
II – O sistema literário segrega em vez de promover o encontro, num esquema que envolve prêmios, editoras, crítica literária e outros mecanismos de legitimação excludentes.
III – Associadas com lavadeiras, cozinheiras, cantoras e dançarinas, as vozes negras na literatura afro-brasileira causam o que Conceição Evaristo destaca como “estranhamento”.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: promova um debate com os seus estudantes, tendo como direcionamento os estereótipos que nós precisamos descontruir diariamente. Por qual motivo associamos a imagem da mulher negra com lugares comuns já muito costumeiros em nossa literatura, tais como lavadeira, cozinheira, dançarina de escola de samba, dentre outras? Nada de errado seguir esses caminhos, mas quando cristalizamos o olhar, não permitimos pensar além dos alinhamentos propostos pelos estereótipos redutores.
Escrevivência
Questão 11. Leia as proposições.
I – Um de seus projetos de maior interesse é produzir o que ela chama de contradiscurso, releituras de obras canonizadas, sob o ponto de vista crítico do olhar afro-brasileiro.
II – Ao refletir a nossa história literária, a escritora diz que Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro são escritores que conseguem passagem mais fácil pelo sistema literário que geralmente desconsidera a experiência negra como legítima para a construção de narrativas ficcionais.
III – Um dos momentos mais memorialísticos de sua prosa é a escrita de Ponciá Vivêncio, romance que nos remete ao âmbito da ancestralidade afro-brasileira.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 12. Leia as proposições. Sobre Conceição Evaristo e seus posicionamentos:
I – Escrever é uma maneira de discordar das coisas da vida.
II – Sem interesse em estabelecer conceitos, Conceição Evaristo acabou criando uma linha de debates sobre o termo “escrivivências”, ato de construir ficção com base experiências pessoais e coletivas.
III – Insubmissas Lágrimas de Mulheres foi a publicação criada para responder aos questionamentos sobre a representação do feminino sempre oprimido na literatura afro-brasileira.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: reflita com os estudantes as possibilidades de construções narrativas com base em um texto ponto de partida. Explicando: selecione o conto Maria, da coletânea Olhos D’agua. Faça a leitura, debata com a turma e depois peça que cada um crie um desfecho diferente para a personagem, tragicamente aniquilada por causa da violência que nos degrada cotidianamente. A ideia é dialogar com a crítica recebida por Conceição Evaristo sobre sua representação do feminino em situações oprimidas na literatura, reflexão que acabou se tornando a força motriz do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres.
Conceição Evaristo: Encontros de Interrogação
Questão 13. Leia as proposições.
I – A escritora Conceição Evaristo reflete sobre a importância de trabalhar com um tipo de literatura que fuja dos estereótipos em relação aos afro-brasileiros.
II – Ao refletir que a leitura provoca a escrita, Conceição Evaristo revela também que o público feminino e afro-brasileiro foram os primeiros legitimadores de sua produção literária.
III – Em suas observações, Conceição Evaristo destaca a importância de sua entrada para o grupo Quilombhoje, espaço que serve como rito de passagem para escritores afro-brasileiros.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 14. Leia as proposições.
I – A escritora Conceição Evaristo cita autores como Jorge Amado e Paulo Coelho, nomes da literatura brasileira com amplo feixe de leitores, ensaiando uma tese sobre a possibilidade de sermos mais conhecidos por estadunidenses e europeus que pelo público latino-americano.
II – Ao refletir sobre o interesse pela sua obra após o sucesso na França, a escritora reforça que é costumeiro em nossa cultura, favorecer algo depois da aclamação estrangeira.
III – Conceição Evaristo se diz uma mulher ritualística ao escrever, preferindo o silêncio das madrugadas para desenvolver as suas histórias cheias de assonância.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: reflita com os estudantes os conceitos de boa literatura, classificação muitas vezes preconceituosa por parte da crítica especializada. Reforce também o quão é importante conhecer a biografia do escritor lido em sala de aula, mas ter como foco, o seu texto, material que em si já entrega para o leitor atencioso, detalhes sobre a sua perspectiva de mundo, elemento contaminador da escrita.
A Beleza ao Criar: Revista Bravo
Questão 15. Leia as proposições.
I – A escritora Conceição Evaristo reflete sobre a sua escrita, reforça a ressonância do banto na sonoridade de suas produções e fala que alguns consideram o seu texto um campo repleto de “brutalidade poética”, mescla de dor e tristeza diante de histórias também cheias de beleza.
II – Ao refletir que o conceito de belo é complexo, Conceição Evaristo revela que ao trazer essa ideia para o contexto afro-brasileiro, há uma série de olhares deturpados que tornam turvos o percurso histórico de associação entre beleza e negritude.
III – Em suas observações, Conceição Evaristo afirma que o belo é um conceito relativo e precisa muito de associações com o contexto cultural em que é analisado pelo observador.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: um debate interessante a ser empreendido na sala de aula, as concepções de beleza e feiura podem render bastante, caso o professor conduza o vídeo e a questão norteadora com textos e imagens complementares. Discutir temáticas raciais em paralelo ao processo de construção social do personagem afro-brasileiro não apenas na literatura, mas na pintura, no teatro, no cinema e nas demais artes: uma ótima opção de mesclar conteúdos de áreas tangenciais e deixar a sua aula dinâmica e complexa, tal como o nosso mundo é cotidianamente em sua transmissão e recepção de mensagens e imagens.
Espelho: Conceição Evaristo e a mulher negra na sociedade
Questão 16. Leia as proposições.
I – Ao longo do programa, a escritora Conceição Evaristo reflete os conceitos de gueto e quilombo, diferenciando-os para compreensão adequada do que é alijamento e o que de fato pode ser considerado como resistência.
II – Ao refletir sobre a sua trajetória, a escritora diz que não veio da pobreza, mas da miserabilidade extrema, sendo hoje uma exceção que comprova a regra racista estrutural em nosso país que ignora a produção escrita afro-brasileira.
III – Em suas observações, Conceição Evaristo afirma que um de seus temas é o embate entre os privilégios da elite branca e a opressão ainda sofrida por afro-brasileiros em posições subalternizadas.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 17. Leia as proposições.
I – Conceição Evaristo se julga brasileira, mas reconhece as suas matrizes africanas, ancestralidade que permeia os seus textos.
II – Ao refletir sobre a sua escrita, Conceição Evaristo faz uma análise geral do personagem negro da literatura brasileira e pontua os estereótipos com personagens sem lugar de fala, infantilizados, donos de corpos objetificados, etc.
III – Em suas observações, Conceição Evaristo afirma na contemporaneidade, tudo é muito urgente, pois os jovens vivem como se não tivessem perspectiva de futuro, passando pelo tempo presente muito violentamente, sem processar direito a própria existência.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 18. Leia as proposições.
I – Conceição Evaristo comenta sobre a sua obra ser considerada muito triste e trágica, ressaltando que a morte, algo misterioso em nossas vidas, também pode render material para produções poéticas.
II – Ao refletir sobre Carolina de Jesus e Quarto de Despejo, uma referência em sua trajetória, a escritora diz que gostaria de ser tão corajosa quanto a autora do diário produzido numa época em que Clarice Lispector estava no auge de sua escrita.
III – Em suas observações, Conceição Evaristo revela para o apresentador que apesar das cotas, lei 10.639 e alguns afro-brasileiros em ascensão, as nossas questões raciais não estão devidamente resolvidas, como se houvesse ainda muito caminho a ser trilhado.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: a comparação do espaço concedido aos escritores afro-brasileiros no cânone literário pode ser uma interessante opção de debate, reflexão que também permite dialogar com a necessidade de trazer questões sobre o tema além do 13 de maio e da Semana da Consciência Negra, como é o caso de muitos professores e instituições. Estabelecer um diálogo sobre estereótipos, tendo leituras complementares como embasamento também é uma opção assertiva para ampliar os debates em sala de aula, sem ficar no terreno do “achismo”, isto é, o “lugar comum” que tanto devemos evitar no campo da educação.
Conceição Evaristo é convidada do Estação Plural
Questão 19. Leia as proposições.
I – Ao longo do programa, a escritora Conceição Evaristo reflete sobre a questão feminina que permeia a sua obra, tendo Ponciá Vivêncio como um dos grandes destaques de sua fala.
II – Conceição Evaristo comenta as histórias de ninar contadas pelas mães pretas no passado, para adormecer as crianças da Casa Grande, afirmando que a sua proposta é contrapor esse padrão.
III – Em suas observações, Conceição Evaristo reforça que na diáspora africana, os escravizados foram extraídos de suas terras e não conseguiram carregar traços culturais e demais elementos de identificação cultural, numa perda memorialística.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Questão 20. Leia as proposições.
I – Durante o programa, a produção de Conceição Evaristo é tratada como um farol, iluminador das questões afro-brasileiras na literatura contemporânea.
II – Com reportagens internas que complementam as falas dos apresentadores e da entrevistada, o programa levanta questões sobre o conceito de escrevivência e o projeto literário de Conceição Evaristo.
III – Dentre as principais observações no programa, temos a questão do acesso de pessoas negras aos espaços sociais de consumo, algo ainda muito tímido e que comprova a regra do racismo estrutural que nos acompanha há eras.
Com base no vídeo selecionado e nos debates empreendidos em sala de aula, assinale a alternativa correta:
a) I e II estão incorretas
b) I e III estão incorretas
c) III está incorreta
d) I, II e III estão corretas
e) I, II e III estão incorretas.
Sugestão para reflexão: uma boa opção de debate é estabelecer a história das mães pretas em sala de aula, tendo escritores como José Lins do Rego, por exemplo, para ampliar o diálogo dentro do próprio campo da literatura. Associar com cenas de filmes, relacionar com a pessoa responsável pela docência em História na instituição de abordagem do vídeo, tendo em vista permitir uma reflexão sobre a tese Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, importante para compreensão das questões raciais ainda muito perversas no Brasil, um país movido erroneamente pela utopia do mito da democracia racial, equívoco que torna o racismo ainda mais estrutural e nocivo. Essa aula de desconstruções deve ter a escritora Conceição Evaristo como mediadora, não apenas com a sua biografia e fala, mas com aporte de suas obras.