Neste sábado (11), o JAM do Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia receberá um reforço representativamente feminino. Riane Mascarenhas (baixo), Alana Gabriela (percussão), Alana Rana (trompete) e Marília Sodré (violão) são as convidadas para tocar junto com a banda Geleia Solar, na temporada 2021.
A apresentação acontece sem público presencial e será transmitida ao vivo pelo canal da JAM no YouTube, das 18h às 21h.
“A ideia surgiu porque a gente ainda sente falta de mulheres na cena instrumental, mas também sabemos que é um formato musical diferente, então merece uma dedicação específica”, comenta Lorena Martins, baterista da banda Geleia Solar que, assim como as quatro convidadas da JAM deste sábado, integra o grupo de estudos. O encontro desse sábado só reforça a intenção da Geleia Solar – e da JAM no MAM – de criar um diálogo musical cada vez mais aberto para a representatividade feminina na música instrumental baiana.
A produção da JAM no MAM vem desenvolvendo algumas ações concretas para instigar a participação de mulheres nas suas jam sessions. Em 2017, por exemplo, trouxe importantes musicistas como Debora Gurgel, Paula Valente, Léa Freire, Lis de Carvalho e Joana Queiroz para tocar com artistas locais. De lá pra cá, convocou com regularidade outras musicistas e grupos para subir no palco da JAM.
A JAM no MAM é apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realizada pela Huol Criações, a JAM conta também com o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).
Próximas datas da temporada 2021:
25 de setembro
09e 30 de outubro
13 e 27 de novembro
11 de dezembro
Informações e produção: Huol Criações – Tel. 71. 3241-2983.