Ícone do site Bahia Pra Você

MPF alertou governo sobre riscos de incêndio da Cinemateca

Na noite desta quinta-feira (7), um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão onde fica guardado parte acervo da Cinemateca Brasileira,

Na noite desta quinta-feira (7), um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão onde fica guardado parte acervo da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. O governo federal foi avisado nove dias atrás, pelo Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) sobre os riscos de incêndio no local.

A audiência aconteceu no último dia 20, e alertou sobre os perigos devido a materiais altamente inflamáveis e possuir alta capacidade de propagar as chamas rapidamente. “Pelo MPF, houve comentários sobre a visita realizada e sobre o fato de terem sido bem recebidos. Destacou, entretanto, o fato de risco de incêndio, principalmente em relação aos filmes de nitrato”, diz o termo da audiência.

O risco de incêndio foi observado tanto na sede da Cinemateca, na Vila Mariana, como nos galpões da Vila Leopoldina. O major do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo afirmou que o fogo começou no teto do galpão, segundo as pessoas que acionaram a emergência. O major disse ainda que os trabalhos estão concentrados no andar superior do acervo principal, de cerca de 400 m².

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área tem cerca de 8.400 m², sendo 6.356 m² de área construída. Setenta bombeiros faziam o combate às chamas às 21h20. Não há feridos.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o local tem o maior acervo cinematográfico da América do Sul, com cerca de 250 mil rolos de filmes. A Cinemateca possui mais de 1 milhão de documentos audiovisuais, como roteiros, recortes de jornais, livros e revistas.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile