Mais de 200 mototaxistas e motofretistas, que atuam no transporte de pessoas e cargas em 16 municípios baianos, foram certificados nesta terça-feira (13), em Salvador, pelo Projeto Condução Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A iniciativa, voltada à qualificação, segurança no trânsito e reciclagem dos profissionais, também entregou kits de proteção individual para condutores de 19 municípios.
Rodando em Salvador há mais de 20 anos, Bruno Gomes, 53, destacou a importância da reciclagem:
“Se a gente não faz uma reciclagem, cai no ostracismo, na rotina. No curso, a gente relembra cuidados com pneu, óleo, combustível e sinalização. Isso preserva nossa integridade. Por isso agradeço por esse curso tão fundamental para o dia a dia”, afirmou.
O governador Jerônimo Rodrigues participou da entrega e ressaltou a relevância da categoria:
“Quando um trabalhador não tem condição regularizada, fica inseguro. Nosso trabalho é valorizar quem acorda às 4h para transportar pessoas, medicamentos, mercadorias. Vamos capacitar e reforçar a segurança com capacetes, coletes, bags e linha de crédito para veículos decentes. O Brasil não vive sem a profissão de vocês”, disse.
Os motofretistas receberam colete, capacete, antena corta-pipa e bag térmica. Já os mototaxistas ganharam colete, dois capacetes e antena corta-pipa. Até 2027, o projeto prevê qualificar 6.500 profissionais em 75 municípios, com cursos sobre ética, legislação de trânsito, gestão de risco, segurança, atendimento ao cliente e prática veicular.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, reforçou:
“É um debate mais amplo, que acontece também no Congresso, visando regulamentação. Nosso objetivo é garantir dignidade e presença do projeto em todas as zonas turísticas da Bahia”.
Além da certificação, os profissionais terão acesso a linha de crédito da Desenbahia para aquisição de motocicletas novas, com prazo de até 60 meses e juros de 1% ao mês. A ação conta com parceria da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), SEST SENAT, Detran-BA, Sefaz e Desenbahia.

