Morreu nesta quinta-feira (02), um dos maiores saxofonistas do jazz moderdo, Wayne Shorter, aos 89 anos. A causa da morte não foi revelada.
Shorter foi central em três dos grandes grupos de jazz do século 20: os Jazz Messengers, liderados pelo baterista Art Blakey, que estabeleceu o estilo “hard bop” de meados do século; a segunda formação do quinteto de Miles Davis em meados da década de 1960, que levou Davis ao seu período elétrico; e o grupo Weather Report, formado em 1970.
Ele também teve uma longa e frutífera parceria com Joni Mitchell, aparecendo em 10 de seus álbuns, e colaborou com músicos de rock como Carlos Santana e Steely Dan. Ele venceu o Grammy 11 vezes, além de receber o prêmio pelo conjunto de sua obra.
Wayne tocou com Milton Nascimento no álbum “Native dancer” (1974). O brasileiro foi convidado pelo saxofonista após ouvi-lo no início de sua carreira.
Shorter tinha um estilo afirmativo no saxofone tenor, instantaneamente identificável. Seu som era mais brilhante no soprano, instrumento no qual deixou uma influência inestimável. Sua carreira estendeu-se por mais de meio século, em grande parte indissociável da complexa evolução do jazz durante esse período.