Um dos mais importantes representantes da capoeira na Bahia, Mestre Barba Branca, morreu neste sábado (13), aos 64 anos em Salvador. Ele estava internado, tratando problemas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorrido em 2019.
Gilberto Reis Ferreira dos Santos Filho, era natural de Salvador e foi iniciado na capoeira aos 13 anos pelo Mestre Traíra. Foi também aluno do Mestre João Pequeno. Barba Branca foi um dos fundadores e ex-presidente da Associação Brasileira de Capoeira de Angola (ABCA) e levou capoeira de Angola para diversos países como Argentina, Uruguai e França, onde o Grupo de Capoeira Angola do Cabula, fundado por ele, possui uma filial em Lyon.
Um registro de Mestre Barba Branca em ação no Terreiro de Jesus com outros grandes mestres, como Gildo Alfinete, Moa do Katende, Vermelho, Bola Sete, Pele de Bomba, Nenel e outros.
O Mestre Barba Branca também possuía uma preocupação com o social e firmou uma parceria com o Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, na época com a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, para ensinar capoeira às crianças e adolescentes do bairro de São Gonçalo.
Gilberto Reis deixa esposa, três filhos, além de um grande legado para a capoeira. O sepultamento ocorre neste domingo (14), às 16h30, no Cemitério Bosque da Paz.