Morreu nesta quinta-feira (6), aos 86 anos, o ator, escritor, dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa. Na última terça-feira (4), ele foi internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, com queimaduras em 53% do corpo, após um incêndio atingir seu apartamento.
Ele foi responsável pela criação do Teatro Oficina, um marco para o tropicalismo no teatro. Zé Celso aplicou a linguagem oswaldiana em resposta a ditadura militar que assolava o Brasil na década de 60. Além do ator, também participaram da construção do importante projeto teatral brasileiro, Renato Borghi, Fauzi Arap, Etty Fraser, Amir Haddad e Ronaldo Daniel.
Anos depois, o grupo criou “O Rei da Vela”, inspirado na obra de Oswald de Andrade, que aplicava sátira sobre os comportamentos políticos da época. O Teatro Oficina também criaram o espetáculo “Roda viva”, primeiro texto teatral de Chico Buarque.