Bahia Pra Você

Mestres octogenários da capoeira são homenageados em Salvador

Salvador irá sediar, a partir desta quarta-feira (24), o maior evento nacional de discussão sobre o futuro da capoeira no Brasil e no mundo. O 5º Rede Capoeira, que acontecerá até o sábado (27), tem como objetivo fortalecer os saberes tradicionais, promover o direito à cultura e reconhecer os grandes mestres dessa manifestação.

Com a participação especial de diversos mestres octogenários, o evento proporcionará debates públicos para um novo olhar sobre a capoeira, suas representatividades e necessidades. Entre os homenageados, destacam-se o Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Boca Rica, Mestre Brandão, Mestre Felipe de Santo Amaro e Mestre Olavo, entre outros.

O 5º Rede Capoeira abrangerá fóruns, palestras, atividades culturais, oficinas e a etapa final dos jogos internacionais de capoeira, conhecidos como Estação Paranauê.  A programação acontecerá no Espaço Cultural da Barroquinha e no Mercado Modelo, no Centro Histórico da cidade, com entrada gratuita.

Importância histórica

Para Mestre Sabiá, idealizador e coordenador do Rede Capoeira, esse evento terá uma “importância histórica” sobre a capoeira. “Reconhecer o legado desses mestres e poder homenagear em vida é um momento marcante pra todos nós. Ressignificar o passado através de ações do presente para criarmos um novo olhar com mais perspectiva para o futuro”, explicou.

O evento tem patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do BNDES e da Prefeitura Municipal de Salvador. “Esses mestres são nossos heróis populares, são embaixadores da cultura da capoeira pelo mundo. Esse será um momento de reverenciar e agradecer. Agradeço à Prefeitura de Salvador por abrir esse espaço e todos aqueles que enxergam a capoeira como uma cultura de resistência”, continuou Mestre Sabiá.

ANÚNCIO
Anúncios
Atividades variadas

O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, enfatizou que o evento não honrará apenas os heróis da capoeira, como também buscará construir “um espaço de diálogo e evolução”. “Olhamos para o passado com gratidão, discutindo o presente com um compromisso claro de aprimoramento e olhos voltados para o futuro”, disse.

“Em Salvador, berço da capoeira, reforçamos o comprometimento das políticas culturais, demonstrando que a proteção dessa tradição é um legado que transcende o tempo, enraizado na identidade e no patrimônio cultural brasileiro”, completou Guerreiro.

No primeiro dia da programação, no Espaço Cultural da Barroquinha, destaca-se a abertura oficial com homenagens aos mestres. O segundo dia será de discussões sobre economia criativa, legados do Mestre João Pequeno e apresentações culturais.

O terceiro dia concentra-se em seletivas e rodas de conversa sobre a internacionalização da capoeira. O último dia encerra o evento com oficinas, competições e shows, celebrando a diversidade cultural e o legado da capoeira.

Confira a programação completa
Quarta-feira (24/1)

Espaço Cultural da Barroquinha  

ANÚNCIO
Anúncios
Quinta-feira (25/01)

Espaço Cultural Barroquinha  

Mercado Modelo 

Sexta-feira (26/1)

Espaço Cultural Barroquinha  

Mercado Modelo 

Sábado (27/1)

Espaço Cultural Barroquinha  

Mercado Modelo 

Praça da Sé  

Sair da versão mobile