Ícone do site Bahia Pra Você

Merck e J&J se unem para aumentar produção de vacinas

A gigante farmacêutica Merck ajudará a fabricar a vacina contra a Covid-19 da sua grande concorrente, a Johnson&Johnson – este é um pacto

BRUSSELS, BELGIUM - JUNE 18 : In this illustration a doctor holds a syringe and a bottle labelled as the Covid-19 coronavirus vaccine. At least 8,000,202 cases of infection, including 435,176 deaths, were recorded in total, particularly in Europe, the continent most affected with 2,417,902 cases (188,085 deaths) and in the United States, which has the highest number of cases (2,110,182) and deaths (116,081). There are about a hundred projects for vaccines against Covid-19, of which about ten are in the clinical trial phase. Pictured on June 18, 2020 in Brussels, Belgium, 18/06/2020 ( Photo by Vincent Kalut / Photonews via Getty Images)

A gigante farmacêutica Merck ajudará a fabricar a vacina contra a Covid-19 da sua grande concorrente, a Johnson&Johnson – este é um pacto incomum entre competidores ferozes que pode aumentar significativamente o fornecimento desta vacina. Esse acordo foi divulgado pelo Washington Post nesta terça-feira (2).

Segundo o jornal, o presidente Biden fará o anúncio deste acordo que foi aprovado no sábado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês).

Os funcionários do governo Biden, que falaram sob condição de anonimato, disseram que começaram a buscar no país alternativas de fabricação adicional depois de perceberem que a Johnson&Johnson havia ficado para trás na produção de vacinas. Eles logo procuraram negociar um acordo com a Merck, uma das maiores fabricantes de vacinas do mundo, que não conseguiu desenvolver sua própria vacina contra o coronavírus.

Pelo acordo, a Merck vai dedicar duas instalações nos Estados Unidos para as vacinas da Johnson&Johnson. Uma fornecerá serviços da última etapa do processo de produção em que a substância da vacina é colocada em frascos e embalada para distribuição.

A outra fará a vacina e tem o potencial de aumentar bastante o fornecimento, talvez até dobrando o que a Johnson&Johnson poderia fazer por conta própria, disseram as autoridades.

ANÚNCIO

“É uma parceria histórica”, disse um dos funcionários, acrescentando que as empresas “reconhecem que este é um esforço de tempo de guerra”. Ele elogiou o senso de “cidadania corporativa”.

Sair da versão mobile