O McDonald’s confirmou nesta quarta-feira (28) que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha, não têm picanha na composição. A proteína do lanche, lançado recentemente pela empresa, na verdade é produzida com diferentes cortes de carne bovina.
Em nota, a companhia disse lamentar que a publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores.
“Os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”, afirma o McDonald’s (leia nota completa abaixo).
A manifestação ocorreu depois de a página Coma Com os Olhos, que faz resenhas sobre lanches no Instagram, ter afirmado que levaria o possível caso de propaganda enganosa ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e ao Procon de São Paulo.
“Eles, de forma estratégica, deixaram uma informação extremamente relevante fora da divulgação. A tal carne de picanha, internamente chamada de carne pic, foi descontinuada. Desde o 5 de abril, os restaurantes da rede foram notificados pela matriz que deveriam usar a carne 3.1, ou seja, a da linha Tasty”, diz a página em publicação de 19 de abril.
A campanha do McDonald’s lançada nas redes sociais em abril deste ano informa, com letras miúdas e brancas sobre fundo vermelho, que o hambúrguer é “100% bovino” com molho sabor picanha.
“Tal informação, que não é passada ao consumidor da marca, é comprovada através dos prints de materiais de treinamento interno que foram obtidos com funcionários do McDonald’s Brasil”, diz o texto da página Coma Com os Olhos.