Bahia Pra Você

McCarthy é eleito presidente da Câmara dos EUA

O líder republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos Representantes dos EUA em uma votação dramática nas primeiras horas do sábado (7), depois de reprimir uma revolta de um dia de um bloco de conservadores de extrema-direita para finalmente capturar o martelo na décima-quinta tentativa. 

A eleição de McCarthy a presidente ocorreu após 14 derrotas e uma série de concessões a legisladores ultraconservadores que enfraqueceriam significativamente seu poder e fortaleceriam sua influência sobre a nova maioria do partido na Câmara. Depois de vencer a maioria dos redutos na sexta-feira (6), McCarthy resistiu a uma derrota surpresa na 14ª votação no final da noite e finalmente conquistou o martelo na rodada seguinte com a maioria mínima, apenas 216 votos. 

A disputa terminou de maneira impressionante durante a tensa sessão noturna no plenário da Câmara, que explodiu em gritos e dedos apontados. Um legislador republicano teve que ser contido fisicamente por um colega. Mas a amarga batalha pela presidência, a mais longa desde 1859, terminou pouco depois, quando os últimos redutos remanescentes mudaram seus votos para “presente”, diminuindo o limite e permitindo que McCarthy garantisse o cargo. 

Os democratas da Câmara permaneceram unidos, apoiando Jeffries, um congressista de Nova York, até a última votação. Marcando “um momento de transição” após quatro anos de controle democrata da Câmara, Jeffries disse que os democratas procurariam trabalhar com os republicanos sempre que possível, mas prometeu sempre colocar “os valores americanos acima da autocracia”. 

Joe Biden parabenizou McCarthy por ganhar a presidência e instou a nova maioria republicana na Câmara a “governar com responsabilidade”. 

ANÚNCIO
Anúncios

A disputa prolongada paralisou o novo Congresso e expôs divisões profundas na conferência republicana da Câmara, que prenunciava dois anos difíceis para o presidente recém-eleito. O conflito marcou a primeira vez em um século que a Câmara não conseguiu escolher um presidente na primeira votação, e apenas quatro outras eleições para presidente na história dos Estados Unidos exigiram mais de 12 votações. 

Após seu discurso, McCarthy agiu rapidamente para empossar os membros e abrir formalmente o 118º Congresso. Os planos para votar um novo pacote de regras que incluía muitas das demandas dos oponentes de McCarthy foram adiados para a próxima semana. 

Sair da versão mobile