Maria Bethânia se tornou nesta quarta-feira (3), a nova imortal da Academia de Letras da Bahia (ABL). A cantora baiana, de 76 anos, tomou posse na sede da instituição que fica no Palacete Góes Calmon, em Salvador.
“Entro na Academia de Letras da Bahia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura, com a palavra. Assim, o meu agradecimento em primeiro lugar é para os autores, poetas, escritores de modo geral”, afirmou.
Ainda no discurso, a artista falou sobre sua família e se declarou para o irmão Caetano Veloso: “Fui criada em uma casa onde poesia e música eram naturais. Caetano sempre foi meu guia e mestre do meu barco”.
Maria Bethânia Vianna Telles Velloso ocupa a cadeira de número 18 da instituição, e foi eleita como nova imortal em outubro de 2021. A cerimônia de posse seria realizada em dezembro do ano passado, mas foi adiada em decorrência do aumento, à época, no número de casos de Covid-19.
A cantora ocupa o patrono do advogado Zacarias de Góes e Vasconcelos. Ela será a 5ª titular da cadeira, que foi ocupada pelo historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho de 2021, aos 92 anos.