Ícone do site Bahia Pra Você

Maquete passa por avaliação técnica para tombamento

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural visitou hoje (26), a Maquete de Salvador que está exposta na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio. O objetivo é fazer uma avaliação técnica da peça, dentro do processo de tombamento como patrimônio cultural e histórico de Salvador.

Para garantir o reconhecimento da maquete e fortalecer o interesse da sociedade sobre a história e arquitetura da capital baiana, os conselheiros integram diversos órgãos, a exemplo Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Em formato tridimensional na escala de 1/2000, a Maquete de Salvador começou a ser elaborada em 1975 pelo arquiteto Francisco de Assis Couto dos Reis. Com método artesanal, a peça, atualizada nesta gestão por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), faz uma representação minuciosa da cidade, incluindo a singularidade da topografia, com utilização de materiais como madeira, cortiça e lixa. “É um elemento extremamente importante para a cidade e para o cidadão. Além disso, é curioso como as pessoas adoram ver maquetes, principalmente quando se trata em ver a sua própria cidade”, disse a arquiteta Jealva Fonseca.

Visita

A visitação é gratuita, destinada, neste momento, apenas para estudantes e pesquisadores das áreas de urbanismo, patrimônio e similares, e pode ser feita através de agendamento por meio do site www. fmlf. salvador. ba. gov. br. A maquete ficará exposta até o dia 18 de setembro na ACB.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile