Ícone do site Bahia Pra Você

Maquete de Salvador tem processo de tombamento iniciado

A capital baiana poderá ser vista representada em uma grande maquete exposta na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio. A visitação é gratuita, destinada, neste momento, a estudantes e pesquisadores das áreas de urbanismo, patrimônio e similares e poderá ser feita a partir de 24 de agosto até 18 de setembro, através de agendamento por meio do site www.fmlf.salvador. ba.gov.br, para evitar aglomerações neste período de enfrentamento à pandemia. 

O prefeito ACM Neto esteve na ACB, onde anunciou o início do processo de tombamento da maquete, por indicação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e a cargo do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, ligado à Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

“Quando chegamos à Prefeitura, essa maquete, que é conhecida por poucas pessoas, estava abandonada e desmontada em um porão de secretaria. Pois nós fizemos a atualização e agora iniciamos o processo de tombamento, que, não tenho dúvidas, vai se concretizar, devido à magnitude e impressão visual que ela causa a todos. Também vamos definir, após esse período de pandemia, um local onde ela poderá ser exposta de forma permanente”, disse o chefe do Executivo municipal. 

Para o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a solicitação do tombamento da Maquete de Salvador está sendo feita por se tratar de um documento de registro atual da cidade em escala reduzida e de uma técnica artesanal de produção de maquetes.

Sair da versão mobile