As obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, em Salvador, alcançaram 80% de execução. Realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com recursos federais e contrapartida do Governo do Estado, a intervenção soma cerca de R$ 500 milhões em investimentos para prevenir alagamentos, garantir segurança de pedestres e promover valorização urbana e ambiental em áreas historicamente afetadas por enchentes. Com mais de dez quilômetros de extensão, é a maior obra do tipo já realizada na Bahia.
Nesta segunda-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente da Conder, José Trindade, vistoriaram os trabalhos que vão beneficiar diretamente mais de 130 mil moradores dos bairros Patamares, Piatã, Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Itapuã.
“Uma obra como esta significa cuidado com a comunidade no escoamento das águas da chuva e na urbanização. Estamos falando do canal, mas também das ruas que receberão pavimentação, do entorno de escolas e de bairros que estão na extensão do rio. Queremos garantir uma Salvador bem cuidada pelo governo estadual”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Rio Mangabeira
Com 5,1 quilômetros, o trecho do Rio Mangabeira começa na comunidade da Vila Romana, próximo ao Auto Shopping Itapuã, na Avenida Paralela, e segue até a Avenida Orlando Gomes, onde se encontra com o Rio Jaguaribe, nas imediações do Terreiro Ilê Asipá, em Piatã. O canal atravessa bairros populosos, como Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz.
Para moradores, os impactos já são visíveis. “É uma bênção para a gente. A parte do Bairro da Paz já está praticamente concluída e só das casas não alagarem mais, é um presente. Antes, os moradores perdiam as poucas coisas que tinham e hoje isso já não acontece. Sem falar que diminuiu os casos de dengue”, comemorou Vanessa Rocha, 52 anos, coordenadora de um projeto social para mulheres da terceira idade.
A intervenção inclui canalização, reconstrução de travessias e urbanização do entorno, beneficiando principalmente comunidades vulneráveis. Segundo José Trindade, o projeto vai além das melhorias habitacionais: “Em Salvador, onde muitos bairros nasceram de forma desordenada, a falta de drenagem sempre significou alagamentos, perdas materiais e risco à vida”, destacou, garantindo a entrega total no primeiro semestre de 2026.
Rio Jaguaribe
Já a macrodrenagem do Rio Jaguaribe, com cinco quilômetros, vai de Piatã até a foz, na praia de Patamares. Executada por etapas entre 2018 e 2022, incluiu canalização, substituição de passarelas, pontes e travessias, remanejamento de redes e urbanização das margens, com pistas de caminhada, quadras e ciclovia. O trecho de 1,6 km na orla foi entregue em 2020, com piso tátil e iluminação em LED.
“São dois públicos atendidos por essa obra: moradores de casas de alto padrão e de baixa renda. Todas alagavam. Estamos resolvendo um problema crônico, de décadas”, afirmou Rui Costa.
Novo PAC
Com o Novo PAC, a Conder lidera 29 projetos de macrodrenagem em Salvador e outras 16 cidades, somando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Na capital, 11 obras vão beneficiar 750 mil pessoas em bairros como Dom Avelar, Calçada, São Gonçalo do Retiro, Boa Vista de São Caetano e Nova Constituinte. No interior, os projetos chegam a Juazeiro, Ipiaú, Porto Seguro, Dário Meira e Santo Amaro.

