O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira (17), para Hiroshima, no Japão, onde participa do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, que será realizada no sábado (20) e domingo (21). O evento reúne líderes das sete maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
A presença de Lula é a convite do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Segundo a Agência Brasil, essa é a sétima vez que Lula participa da Cúpula do G7, mas desde. No lugar do presidente fica o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Ainda conforme a Agência Brasil, os principais temas a serem abordados na cúpula serão segurança alimentar, os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia.
Além do Brasil, foram convidados Austrália, Ilhas Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e o Vietnã. No evento deve contar com representantes das Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, União Europeia entre outras organizações internacionais.