O projeto “Big Picture”, iniciativa liderada pelo Manchester United e Liverpool, propõe mudanças no futebol inglês, principalmente na Premier League, como a redução do número de clubes para 18, aumento das receitas para a segunda divisão e cortes nas copas nacionais. As informações foram publicadas no jornal “Telegraph” deste domingo (11).
Com o “Big Picutre”, os maiores clubes terão mais poder na gestão do principal campeonato do país. Em contrapartida às mudanças na Premier League, a Liga de Futebol Inglesa (EFL), organizadora da segunda divisão e da Copa da Liga, teria uma ajuda de 250 milhões de libras (mais de R$ 1,8 bilhão) para fazer frente à crise da pandemia do coronavírus.
Veja as principais mudanças:
- Status especial para os nove clubes a mais tempo na Premier League
- Redução da Premier League de 20 para 18 clubes
- 100 milhões de libras para a federação inglesa
- 25% das receitas da Premier League e da segunda divisão para os 72 clubes profissionais da Inglaterra
- Abolição da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra
- Liga profissional de futebol feminino, independente da federação e da Premier League
Haveria duas promoções automáticas da Championship para a Premier League, mas o terceiro, quarto e quinto colocados na segunda divisão passariam a disputar um playoff com o 16º colocado da elite do Campeonato Inglês. O projeto também prevê o encerramento da Copa da Liga Inglesa e da Supercopa da Inglaterra.
O documento com o projeto que o “Telegraph” teve acesso, tem a autoria do Fenway Sports Group, empresa que controla o Liverpool, com o auxílio do Manchester United, e conta com o apoio dos outros integrantes do “Big 6” da Premier League: Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham.
De acordo com o “Telegraph”, os nove clubes que há mais tempo disputam a Premier League, incluindo aí os seis maiores, mais Everton, Southampton e West Ham, ditariam todos os aspectos do campeonato e estariam livres para disputar uma versão expandida da Liga dos Campeões a partir da temporada 2024/25. A ideia é que o projeto “Big Picture” comece a valer em 2022/23.