A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também participa do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. A empresa colocou nas ruas caminhões compactadores com as cores ca campanha.
O objetivo é aproveitar a visibilidade dos veículos para chamar a atenção da população para os cuidados com a mama. Durante todo o mês de outubro, agentes de limpeza também usarão fardamento na cor rosa.
“Essa é uma campanha de suma importância. Estamos hoje em um momento de pandemia, em que as atenções estão muito voltadas para a Covid-19, mas sabemos que as outras doenças continuam existindo e oferecendo riscos. O câncer de mama é uma delas. Então, é importante entrarmos nessa campanha para alertar as pessoas”, afirma o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.
Para o presidente, uma vez que os caminhões compactadores entram, praticamente, em todos os bairros e ruas da cidade, a plotagem e a pintura dos veículos tornam-se uma boa maneira de alertar as pessoas sobre a necessidade de se prevenir e de fazer o autoexame e a mamografia com a periodicidade necessária.
Frota
A Limpurb conta com a atuação de 144 caminhões compactadores para promover a limpeza na cidade. Parte desses veículos foi plotada e pintada, alguns deles coloriram até as jantes, a parte traseira do compactador, grades e proteções laterais. Todos os anos, o órgão adere ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul (que alerta sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata).
Para a agente de limpeza Jaqueline de Jesus, 34, que já adotou o fardamento rosa, é uma iniciativa simples e ao mesmo tempo importante. “É uma forma de chamar a atenção das mulheres para se cuidar, porque essa é uma doença que tem mais chances de cura quando descoberta no início. Às vezes, a mulher se esquece de cuidar dela mesma, de ir ao médico. O caminhão rosa, o fardamento e as propagandas acabam lembrando e fazendo com que muitas procurem a ajuda do profissional de saúde”, opina ela, que convive com uma tia que teve o câncer de mama.