A LG anunciou na manhã desta segunda (5) na Coreia do Sul, ainda noite domingo no Brasil, que decidiu abandonar o mercado de celulares. O conglomerado não mais produzirá smartphones. Na nota, a empresa reconhece prejuízo bilionário neste segmento de mercado, no qual deixou de ser competitiva há seis anos.
A decisão tem impacto direto na forma como se organiza o mercado de celulares no Brasil. A LG figura na terceira posição das maiores fabricantes, logo atrás de Samsung e Motorola. Por ora não se sabe o destino da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, onde telefones são feitos. Estima-se que a área de celulares da unidade empregue 400 pessoas.
No comunicado ao mercado, a fabricante promete informar as próximas etapas da decisão “de forma aberta e transparente”, como também vai seguir todos os compromissos jurídicos, um indicativo de que continuará prestando garantia e suporte técnico dos aparelhos que já foram comercializados.
Assim como outros gigantes de tecnologia, a LG atua em diversas outras frentes, como áudio e vídeo. A companhia detém posição de destaque na venda de TVs por aqui. No momento não há qualquer decisão sobre estes negócios, considerados lucrativos pela matriz.
Nota da LG
Recentemente realizamos um estudo completo de análise do portfolio de negócios e recursos tecnológicos básicos e decidimos encerrar o negócio de Mobile para explorar e desenvolver uma nova competitividade futura.
É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio. É necessário perceber que apesar de ter sido uma decisão dificil, a mesma foi inevitável, a fim de se acompanhar as mudanças da indústria e podermos focar em disponibilizar tecnologias futuras.
Os produtos Aparelhos Celulares LG estarão disponíveis por um período de tempo limitado, dependendo da situação de fornecimento de cada país, e o apoio ao Cliente Final continuará a existir de acordo com a legislação em vigor para evitar problemas para o cliente.
A LG Electronics irá se concentrar fortemente em seus princpais negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.