Alex Curvello é advogado e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Subseção do Litoral Leste do Ceará @alexcurvello
Certa vez Eduardo Juan Couture nos ensinou que “Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”, em meio a considerada Semana Santa cristã, essa frase nos remota ao passado e em algumas situações ao presente de nossas vidas. Ao passado pelo fato de que O Grande Mestre Jesus, O Cristo passou por sua Via-Crúcis, também chamada Via-Sacra (todos temos) pelo fato de obedecer ao “direito” da época e ao presente por vivenciarmos por vezes leis consideradas injustas, mas que são obedecidas por ser a lei.
Aqui não entro no mérito de nomear determinados ditames legais que particularmente considero injusto, mas sim de lembrar o sacrifício vivenciado por Jesus para nos ensinar o caminho e deixar o legado para que seus discípulos e seguidores propagassem seus ensinamentos e nada mais.
Seus ensinamentos, é válido salientar, superam qualquer religião, vai muito além do que qualquer religioso tenha a propagar, trilhar o caminho dito por Ele é superior a qualquer instituição humana, as Palavras Dele são transcendentais.
É compreender que nossa lealdade, devemos aos princípios estabelecidos por Ele, bem como a harmonia por uma sociedade justa.
Infelizmente, muitos de nossa sociedade tendem a querer que prevaleça o mais forte, cometem injustiças e esquecem ou até nem sabem do que foi nos ensinado a mais de 2000 anos, todo o Amor emantado por Jesus com a nossa humanidade é a certeza de que humanos injustos apenas persistem por um determinado tempo, sendo que o Verdadeiro e a Justiça sempre prevalecerão.
É complicado pensar assim, especialmente diante de tantas atrocidades vividas ultimamente, mas em pensar que sempre existiram e em especial contra Ele, que sentiu na pele a dor da injustiça humana e em momento algum Ele desistiu ou fraquejou, é a Luz que precisamos para passar por esse momento nebuloso de nossa existência.
Por falar em Amor, é importante lembrar de Paulo de Tarso que nos deixou ensinamentos dignos de serem propagados, quando ele, que foi um perseguidor de cristãos, ao sentir a presença interna de Jesus, passou a ser propagador de seus ensinamentos, mesmo com injustiças cometidas contra ele, nos deixou que;
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”
Pois bem, o amor é infinito, é o começo e o fim, o alfa e o ômega, é bondoso, sofre com as injustiças, não inveja ou tem ciúme, não se equipara ao orgulho, não tem ira, não desconfia, acredita em tudo, alegra-se com a verdade o amor em sua essência é a mais pura personificação dos ensinamentos de Jesus.
No que pese ao Domingo de Ramos que passou, até onde posso compreender, neste dia Jesus entrou em Jerusalém já sabendo de tudo que passaria, chegou montado em um jumento que simbolicamente é a nossa mente, turrona, impaciente, julgadora dos outros, que desconhece os segredos do Universo e do Reino dos Céus e Ele acima do burro é o puro Conhecimento, o Caminho para a Verdade.
Cristo é o Sol, que sempre irá triunfar sob os aspectos lunares, Ele sempre deve prevalecer em relação aos nossos egos e apegos que carregamos dentro de nós e devemos superar, em busca de nosso Ser, pelo bem de nosso espírito, da nossa alma.
A Semana Santa é a maior desde épocas antigas, que antecede a morte e ressureição do Mestre Jesus, O Cristo, que ensina tudo o que devemos saber e fazer para termos uma vida digna e honrosa.
“A lição sabemos de cor, só nos resta aprender.”
Beto Guedes