A Justiça de São Paulo (SP) determinou o bloqueio de R$ 22.249,99 das contas bancárias da deputada federal Carla Zambelli (PL), uma das mais fervorosas apoiadoras de Jair Bolsonaro, para o pagamento da indenização por danos morais aos músicos Tom Zé e José Miguel Wisnik contra a parlamentar.
Em julho de 2021, Zambelli foi condenada por usar a música Xiquexique, sem autorização, em vídeo de propaganda sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação foi protocolada em agosto de 2020. Os artistas são representados pelo advogado Caio Mariano.
O vídeo foi usado para sugerir que as regiões Norte e Nordeste do Brasil apoiam o presidente. A deputada entrou com um recurso para contestar a decisão da 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A defesa de Zambelli alegou que não violou direitos autorais de Tom Zé e Wisnik, sustentando que utilizou a música Xiquexique “não para engajamento político, mas com intuito informativo”.
Antes de sofrer o bloqueio, Zambelli depositou, em juízo, quase R$ 100 mil para bancar a maior parte da condenação. O valor agora indisponível era o que restava da indenização definida pela Justiça, já contados juros, correção monetária e honorários.