O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu durante reunião, na noite de quinta-feira (10), o nome que irá disputar a vaga para o governo da Bahia. Depois de algumas idas e vindas, o escolhido é o atual secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues.
O evento contou com a presença do governador Rui Costa (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e lideranças do partido. A candidatura deve ser oficializada em encontro do diretório estadual petista, previsto para este sábado (12). Os outros cotados para disputar o governo baiano eram o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e a prefeita de Lauro Freitas (BA), Moema Gramacho. No final deu Jerônimo, nome da preferência do governador Rui Costa.
O ex-governador Jaques Wagner, que trabalhou para ser o escolhido do grupo, surpreendeu ao anunciar sua desistência em uma reunião com o ex-presidente Lula. O PT chegou a anunciar também Otto Alencar para a vaga, mas uma semana depois do suposto acordo o senador do PSD informou que não toparia a empreitada e que prefere ser candidato novamente ao cargo que ocupa atualmente.
Natural de Jequié, Jerônimo é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) com especialização em desenvolvimento territorial sustentável, pela Universidade Federal De Campina Grande (UFCG). Ele é mestre em Ciências Agrárias pela Ufba. Atuou no Movimento de Organização Comunitária (MOC), de 1995 a 2006.
Secretário da Educação desde 2019, Rodrigues atuou em diversas áreas do Estado. Foi secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário; secretário nacional do Desenvolvimento Social; assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural.