Carla Melo | Entrevista Exclusiva
A saudade do São João, após dois anos da pandemia da Covid-19 sem celebrar do jeito que o nordestino tanto ama, já não cabe mais no peito. O festejo junino já bate na porta e o que não falta são opções para comemorar. Seja ao lado da família, ou numa festa ou simplesmente comendo um milho assado colado na fogueira.
Mas se você está lendo esta entrevista é porque curte tudo isso ao mesmo tempo e vai adorar relembrar do “sanju” com uma das maiores vozes do forró nordestino. Confira o papo com Jeanne Lima.
Há mais de 25 anos, a ex-integrante da banda Limão com Mel comemora as conquistas de uma carreira repleta de surpresas e experiências. E para ela, participar de momentos únicos de uma das maiores bandas do Brasil, demonstra que além de muito talento, trabalho e dedicação, contou com um elemento que acompanha os vitoriosos. “Fui agraciada com muitas surpresas nesses anos de carreira. Cantar na Limão com Mel ao lado de Batista Lima, formar dupla com meu irmão Kiko Salli e participar do The Voice Brasil (2014), por exemplo, foram algumas delas!!! Sou uma cantora de sorte, graças a Deus!”
A música já pulsava em seu sangue. A família de Jeanne Lima sempre foi referência musical. Seu pai e seu irmão, por exemplo, foram grandes incentivadores para que a cantora se jogasse no mundo da música. E subir no palco mostra exatamente aquilo que Jeanne nasceu para ser.
“É sempre uma sensação diferente. Cada palco tem sua magia. Eu me sinto honrada, plena e muito feliz!”, comemora ela.
Não é novidade que a pandemia mudou muita coisa, e afetou muitos. Artistas precisaram se reinventar. Com Jeanne não foi diferente. A necessidade de isolamento social para conter as infecções da Covid-19, impediram a realização de shows e atividades culturais.
“Foi bem difícil. Música é sinônimo de alegria, né? E estar fora dos palcos, sem poder cantar e encontrar as pessoas/público, me deixou muito triste. Mas agora estou radiante e prontíssima pra fazer desse São João de 2022, o melhor de todos os tempos! Tô com sede de subir no palco e cantar para as pessoas! Estou muito feliz!”
Jeanne Lima é uma das grandes mulheres que protagonizam o cenário musical. Seja no forró, no sertanejo e no pagodão baiano, quase sempre a figura feminina é imperceptível. A ascensão das mulheres na música e representadas em figuras como Jeanne é visto por ela como algo positivo.
“Nós mulheres podemos tudo! Sabemos o que queremos. Fico feliz com esse reconhecimento e o respeito acima de tudo. Somos retadas no que fazemos e o mercado está enxergando isso. É motivador! Eu tenho grandes referências na música: Ivete Sangalo, sem sombra de dúvidas é uma delas. Meu irmão Kiko Salli, Marisa Monte, Maria Bethânia, Elba Ramalho… o Brasil é um país cheio de gente talentosa!”
Neste momento você deve ter se perguntado: vinte cinco anos de carreira. Não é para qualquer um não, né? Acha que ela deve ter realizado tudo o que queria? Engana-se! A cantora ainda espera por muito mais. “Já realizei alguns sonhos. Cantar na Limão com Mel e dividir os palcos com Batista Lima foi um deles. Formar dupla com meu irmão e participar do The Voice Brasil, em 2014, foi outro. Cantar com Daniel, nosso técnico durante o programa, foi mais um sonho que realize. Seguir carreira solo, gravar meus CDs, lançar minhas músicas e clipes, é outro sonho incrível que estou realizando… e que venham mais!”
Recentemente, Jeanne lançou uma parceria com o Tico Cavalcanti e outros cantores consagrados e relembra a emoção de firmar projetos marcantes em sua trajetória.
“Tico é um grande amigo da música. Um talento e uma generosidade inigualáveis. Gravamos juntos “Barulhinho da Chuva” e a parceria deu super certo.
Também já gravei com outros grandes nomes que foram marcantes na minha carreira, como Tayrone, Tierry, Silvanno Sales, Danniel Vieira”.
Tanto pelo lado musical, quanto pelo social, como foi dito no início, enfrentar a pandemia não foi nada fácil, mas criar uma proposta inovadora em meio a tantas perdas e tristezas, pareceu ser para Jeanne um caminho alternativo para levar alegria para as pessoas.
“O ‘Bora Prosear’ foi um projeto que surgiu durante a pandemia, com o objetivo de discutir assuntos relevantes e instruir pessoas. Tudo isso de uma forma leve e descontraída. Foi massa fazer parte desse projeto que está guardado no coração, ainda sem previsão de retomada. Por enquanto estou focada na carreira de cantora, na correria do mês de junho e às vésperas do São João. Estamos na estrada”, comentou a cantora.
E claro que com o São João batendo na porta, a expectativa e a alegria da cantora não poderiam ser diferentes. Desde que iniciou a carreira solo, Jeanne tem aproveitado cada oportunidade e se diz estar feliz com tudo que está acontecendo com a sua trajetória. Com a agenda lotada, ela já mandou o recado para você leitor, que assim como ela, está ansioso para os shows:
“Voltamos com tudo!!! Vamos passar por algumas cidades do interior da Bahia e fazer shows incríveis!!! Podem esperar que eu tô chegando cheia de vontade e muito animada!!!”, comemora a cantora.