SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Municípios

Itaberaba projeta aumento de 50% na produção de abacaxi

O município é o maior produtor da variedade Pérola, na Bahia e a agricultura familiar é responsável por 80% dessa produção

Publicado

em

Fotos: Ascom/SDRBahia

O município de Itaberaba, no Território Piemonte do Paraguaçu, é o maior produtor estadual do abacaxi da variedade Pérola e a agricultura familiar é responsável por 80% da produção. A colheita do abacaxi já está a todo vapor e agricultores familiares ligados à Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita) estão com a expectativa de aumento de 50% na produção deste ano.  

A Coopaita possui 115 cooperados e recebe apoio do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva. Os agricultores também estão recebendo assistência técnica e extensão rural (Ater). De acordo com a engenheira agrônoma e assistente de Ater, Evanéia Carvalho, em 2019, a plantação foi de cerca 1,5 milhão de plantas e a comercialização de 60% da produção. Para este ano, foram 2,9 milhões de plantas induzidas e a estimativa é colher 70% desse volume. A colheita segue até o mês de dezembro, sendo o pico da safra em setembro e outubro.

O acompanhamento dos agricultores vai desde a coleta da análise de solo para fins de adubação e calagem até o fim do ciclo de produção, que é quando ocorre a colheita e é feita uma avaliação qualitativa e quantitativa dos frutos a ser comercializados. 

Segundo Evanéia, são produtores que já trabalham com cultivo de abacaxi há mais de 20 anos, têm prática no cultivo e, na sua maioria, estão abertos para  aceitar a aplicação de  técnicas que melhorem a produção: “Com a Ater houve melhora na confiabilidade dos agricultores cooperados em produzir, aumentando as áreas plantadas e o número de plantas induzidas”.  

O agricultor e cooperado da Coopaita, Vladimir Bastos, fala da sua expectativa: “Em 2019, foram cinco hectares. Neste ano, serão mais cinco hectares, mas com a assistência técnica houve melhora na produção”. Já para Manoel da Cruz, que já produz abacaxi há 20 anos, a safra de 2019 foi razoável: “Mas para este ano, estamos confiantes. Produzimos oito hectares e os frutos estão com ótima qualidade, pois tivemos acompanhamento técnico”.  

ANÚNCIO
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Municípios

Cisternas levam água potável e segurança hídrica a famílias de Nova Soure

A implantação dos equipamentos não apenas garante o acesso à água potável, mas também proporciona autonomia às famílias

Publicado

em

A vida de centenas de famílias no Semiárido baiano mudou com a implantação de 150 cisternas de consumo, reservatório de água
Foto: André Frutuôso

A vida de centenas de famílias no Semiárido baiano mudou com a implantação de 150 cisternas de consumo, reservatório de água da chuva que pode ser usada para uso doméstico, no Território Semiárido Nordeste II, garantindo acesso à água potável para comunidades rurais. Em Nova Soure, 50 famílias já foram beneficiadas, trazendo mais dignidade e segurança hídrica. O investimento faz parte das ações do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que desde 2023 já destinou mais de R$ 35 milhões para a implantação de tecnologias sociais de acesso à água em toda a Bahia.

Para Mariza dos Santos Silva, moradora da Comunidade Beré, a cisterna representa um recomeço. “Antes era horrível, faltava muita água, principalmente no período da seca. As fontes ficavam longe e a água era salgada. Agora, temos água de qualidade, que uso para cozinhar e beber. A vida ficou muito melhor”, conta.

A implantação das cisternas não apenas garante o acesso à água potável, mas também proporciona autonomia às famílias. Edilane de Almeida Ferreira, da Comunidade Cabeleireiro, lembra o quanto a dependência de vizinhos dificultava seu dia a dia. “Eu tinha que buscar água de balde na casa dos vizinhos que tinham. Hoje, posso beber, lavar louça, roupa e cuidar de tudo sem precisar depender dos outros”, celebra.

Investimentos que fazem a diferença

Além do consumo doméstico, a implantação desse tipo de tecnologia fortalece a produção rural e a segurança alimentar no campo, garantindo melhores condições de vida para milhares de baianos. Com acesso à água, os agricultores familiares podem plantar, criar animais e permanecer em suas terras com mais dignidade.

O acesso à água é um direito essencial para garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. As cisternas instaladas pela CAR estão transformando essa realidade e garantindo um futuro com mais segurança hídrica para quem vive no Semiárido.

Continue Lendo

Municípios

Caetité celebra talentos locais com o Troféu Internet

Premiação destaca contribuições de empresas e profissionais da cidade. Participe da votação

Publicado

em

Em dezembro, Caetité se prepara para a nova edição do "Troféu Internet", um evento que busca reconhecer e valorizar os talentos
Foto: Divulgação

Em dezembro, Caetité se prepara para a nova edição do “Troféu Internet”, um evento que busca reconhecer e valorizar os talentos que se destacaram ao longo do ano. Com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação, a premiação permite que o público indique e vote nas categorias que, em sua opinião, brilharam em 2024.

Os indicados, selecionados pela comunidade, receberão menções honrosas e troféus em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade caetiteense. Este processo de votação não apenas promove o envolvimento do público, mas também celebra o espírito colaborativo que caracteriza a cidade.

Durante o ano, empresas e profissionais têm demonstrado dedicação e compromisso, e agora é o momento de retribuir esse esforço com homenagens. A cerimônia ocorrerá no Gand Royalle. A organização do evento fica a cargo do jornalista Mauri Oliveira, que promete uma experiência emocionante para todos os participantes. Prepare-se para celebrar o talento e a inovação na cidade do patrono da escola pública no Brasil, Anísio Teixeira.

Clique aqui para votar.

Serviço
  • Troféu Internet 2024
  • Data: 27 de dezembro de 2024
  • Local: Gand Royalle, Centro Comercial de Caetité
  • Horário: 19h
Continue Lendo

Municípios

SPM discute implantação da Sala Elas à Frente no município de Candeal

O objetivo foi aprofundar informações sobre programas que podem ser implementados no município

Publicado

em

A Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM) recebeu, nesta quarta-feira (12), em Salvador, uma delegação feminina da cidade de Candeal
Foto: Ascom/SPM

A Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM) recebeu, nesta quarta-feira (12), em Salvador, uma delegação feminina da cidade de Candeal para uma visita técnica na Casa da Mulher Brasileira e para o diálogo com parlamentares da Comissão das Mulheres e da Procuradoria das Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O objetivo foi aprofundar informações sobre programas e projetos estratégicos desenvolvidos pela SPM e que podem ser implementados no município a partir de um regime de colaboração.

A chefe de gabinete da SPM, Aldinha Sena, acompanhou a comitiva representando a secretária das mulheres, Elisangela Araújo. Segundo Aldinha, um dos possíveis desdobramentos do encontro será a instalação de equipamentos para atendimento às mulheres, em Candeal. “Esses encontros fortalecem todas as mulheres que participam e ajudam a criar políticas para a ampliação dos direitos das mulheres em todos os municípios. Durante esta agenda de hoje, discutimos e tiramos encaminhamento como a implantação de uma Sala Elas à Frente no município para o atendimento às mulheres, em caso de violências de gênero, e para o desenvolvimento de ações com foco na inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres”, afirmou.

Outra ação que deve ser potencializada no município é o programa Oxe, me respeite – nas escolas, que é executado pela SPM em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e envolve toda a comunidade escolar. O objetivo é promover práticas educativas de prevenção das violências doméstica e familiar nas escolas da rede estadual de ensino, com a finalidade de reduzir o impacto das violências de gênero na vida das meninas e mulheres, conforme recomenda a Lei n° 11.340, a Lei Maria da Penha, e contribuir para popularizar o debate sobre o empoderamento feminino.

A secretária de Educação de Candeal, Crisângela Oliveira, falou sobre a expectativas a partir de agora. “Acho que este é um momento muito importante, que abre portas e nos permite, do interior, vislumbrar as políticas públicas para as mulheres. Saímos daqui com a mochila carregada de conhecimento e de coisas boas para a nossa cidade. Estamos propagando políticas para as mulheres”, afirmou.

Continue Lendo

Mais Lidas