Ícone do site Bahia Pra Você

Indígena é primeira criança vacinada no país contra Covid-19

Davi, um menino indígena xavante de 8 anos é a primeira criança na faixa de 5 a 11 anos de idade a ser vacinada no Brasil.

Davi, um menino indígena xavante de 8 anos foi a primeira criança na faixa de 5 a 11 anos de idade a ser vacinada no Brasil. Morador de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, ele recebeu a dose na tarde desta sexta (14), quando as vacinas foram distribuídas para imunizar esse público-alvo.

Davi tem deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas. Ele tomou a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech, o único imunizante aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em crianças nessa faixa etária. A vacina é feita especialmente para esse público, a dosagem é menor do que a aplicada em adultos.

O pai da criança, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu a vacinação do filho. “Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina”, disse ele. “Será seguro quando as aulas voltarem”, acrescentou.

O primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer chegou ontem (13) ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), contendo 1,2 milhão de doses. Esse lote já foi distribuído para todo o país. Até o final deste mês, o Brasil deve receber um total de 4,3 milhões de doses desse imunizante.

Bahia

Na Bahia, a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças de 5 a 11 anos chegará à Bahia também nesta sexta-feira (14). Serão 75 mil doses, o que corresponde a apenas 5% do necessário para imunizar o público-alvo baiano, estimado em cerca de 1,5 milhão, com a primeira dose.

ANÚNCIO
Sair da versão mobile