Pelo menos 19 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após duas explosões seguidas de tiros que atingiu o maior hospital militar em Cabul, no Afeganistão, informou um oficial de segurança Taliban.
As explosões ocorreram na entrada do hospital Sardar Mohammad Daud Khan, com 400 leitos, no centro da cidade, e forças de segurança foram enviadas para a área, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Saeed Khosty.
O grupo italiano de ajuda Emergency, que dirige um hospital para traumas a 3 km do local da explosão, disse que nove feridos foram trazidos até o momento.
Fotografias compartilhadas pelos moradores mostraram uma nuvem de fumaça sobre a área das explosões, perto da antiga zona diplomática na área Wazir Akbar Khan da cidade, e testemunhas disseram que pelo menos dois helicópteros estavam sobrevoando a área.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade. A agência oficial de notícias Bakhtar citou testemunhas que viram vários combatentes do Estado Islâmico próximos ao hospital e entraram em confronto com as forças de segurança.
As explosões se somam a uma lista crescente de ataques e assassinatos desde que o Taleban completou sua vitória sobre o governo anterior apoiado pelo Ocidente em agosto, minando sua alegação de ter restaurado a segurança no Afeganistão após décadas de guerra.