A Holanda se tornará o primeiro país da Europa Ocidental a impor um bloqueio parcial desde o verão, informou a mídia holandesa, introduzindo novas medidas restritivas a partir de sábado (13) em face do número recorde de novas infecções por Covid-19.
As restrições, que deverão ser anunciadas pelo primeiro-ministro, Mark Rutte, na noite desta sexta-feira (12) e com duração de pelo menos três semanas, incluem o encerramento do funcionamento de bares, restaurantes e lojas não essenciais a partir das 19 horas, noticiou a emissora pública NOS.
As reuniões em casa serão limitadas a um máximo de quatro pessoas, todos os eventos esportivos serão realizados sem a presença de público e o trabalho em casa será fortemente encorajado, disse a emissora, embora escolas, teatros e cinemas devam permanecer abertos.
O bloqueio seria mais longo do que os 14 dias recomendados nesta semana pela equipe de gerenciamento de surto do governo, que também aconselhou limitar a entrada em locais públicos estritamente para aqueles que estão totalmente vacinados ou se recuperaram recentemente.
Atualmente, as pessoas que apresentam um teste recente de coronavírus negativo também podem entrar em determinados locais públicos. A NOS disse que os ministros estão divididos sobre abandonar a opção de teste, com uma decisão final a ser tomada na sexta-feira.
As mudanças ocorrem em um momento de número recorde de novos casos na Holanda, que abandonou a maioria das medidas preventivas no final de setembro – embora o governo tornasse as máscaras obrigatórias em lojas e outros locais públicos novamente no último fim de semana.
Hospitais na província de Limburg, no sul do país, alertaram esta semana que todo o sistema de saúde estava “paralisado” na região mais afetada do país, acrescentando: “Estamos convencidos de que outras partes da Holanda virão em breve.”
Na quinta-feira, o instituto de saúde pública holandês anunciou a maior contagem diária de novas infecções no país desde o início da pandemia, registrando 16.364 novos testes positivos em 24 horas, um aumento de 3.688 em relação ao dia anterior.