A orla de Salvador vai ter uma fiscalização intensa a partir desta segunda-feira (21), é o que promete a Guarda Civil Municipal (GCM), que montou um esquema especial, quando se inicia a reabertura gradual das praias da cidade.
A operação compreende 50 quilômetros de orla, com 60 agentes, 12 viaturas e 6 motos, para monitorar o cumprimento dos protocolos fixados pela Prefeitura e garantir a segurança sanitária dos banhistas.
Com exceção das praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Itapuã e Amaralina, que reabrem para o público de terça a sexta, e as do Porto da Barra, Buracão e Paciência, que ainda vão permanecer fechadas, as demais podem receber normalmente os banhistas sempre de segunda a sexta.
Não há restrição de horário, e o uso nos finais de semana e feriados está proibido. Essa estratégia de liberar algumas praias em determinados dias e manter outras fechadas visa impedir aglomerações.

Regras
É obrigatório o uso de máscara e a utilização de cadeiras, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros, bem como a comercialização de produtos estão proibidos.
O distanciamento social entre os frequentadores deve ser de 1,5 metro. Dentro d’água, essa distância aumenta para de 2 metros. A prática de atividades esportivas está liberada de forma individual ou em dupla. Esportes que envolvam mais pessoas e/ou provoquem contato físico, como futebol, estão proibidos.
A Operação Tira o Pé da Areia já realizou 289 ações entre março e agosto, período de fechamento das praias. O objetivo da ação, que continua com a reabertura gradual, é manter o cumprimento dos decretos municipais e protocolos de combate à Covid-19.