Bahia Pra Você

Grupo ANARKAS é resultado da Educação em Tempo Integral

A partir da constatação que jovens da periferia, embora revelassem sua vocação pela arte, percebida nas ações da escola pública, não tinham oportunidade de seguirem na vida laboral através dos seus dons. Percebendo isso, a gestão do Colégio Estadual de Tempo Integral Governador Lomanto Junior, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, resolveu fazer um trabalho de empreendedorismo artístico-cultural para jovens “garimpados” nas diversas oficinas que acontecem depois dos horários de aula obrigatória. 

Um dos “carros chefes” das atividades extracurriculares é a música, através da oficina “Lomanto em Sol Maior”, portanto a música foi capaz de revelar os primeiros de muitos talentos que resultou na união de três jovens adolescentes do Ensino Médio, concluintes em 2022. Assim surge o grupo “ANARKAS”, um trio musical que, através da diversidade de estilos musicais, se harmonizavam pelas diferenças de estilo provocando um resultado musical ímpar e singular de muita mistura e energia, tendo como referências artistas de todos os lugares e de todos os tempos, mas com prevalência da música preta, portanto atemporal e sem fronteiras. 

O Grupo ANARKAS é composto por Jeniffer Silva – “RUIVA” (cantora e compositora), Fred Max dos Santos – “OSIRIS” (cantor, compositor e instrumentista) e Alisson Meireles dos Santos – “BL” (cantor, compositor e instrumentista). Lançam, na primeira quinzena de 2024, seu primeiro E.P., com seis músicas autorais e o videoclipe, ambos intitulados “É Tudo Ouro” que também dá nome ao atual show do grupo musical. 

Os ANARKAS vêm buscando espaço no meio musical, mas encontram barreiras por conta da sua juventude e origem social. Têm se apresentado em alguns eventos institucionais como Feira da Agricultura Familiar (2023), FLICA 2022, FECIBA 2022, Agosto do Rock 2022, Conferência Estadual da Educação (2022 e 2023), Feira da Mulher (2023), também é requisitada para apresentações culturais e cívicas junto em eventos da Associação do Ministério Público da Bahia – AMPEBA, Associação dos Magistrados do Trabalho da Bahia – AMATRA-BA, e outros eventos. 

Hoje o projeto conta com organização administrativa e artística institucionalizada através de professores empreendedores que organizaram uma produtora de eventos para dar suporte e este e outros produtos oriundos da escola pública. 

ANÚNCIO
Anúncios
Escola de Tempo Integral 

Colégio Estadual de Tempo Integral Homero Pires, no município de Prado. Foto: Joá Souza/GOVBA

O Governo da Bahia vem implantando em todo o estado o ensino em tempo integral, com a entrega de novas escolas e modernizando unidades de ensino já existentes. Só no ano de 2023, primeiro do mandato do governador Jerônimo Rodrigues, foram entregues mais de 30 escolas à população baiana. 

A Educação Integral tem o intuito de diversificar o universo de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas, estendido a outros espaços educativos. A Educação Integral articula as diversas áreas do conhecimento em formas de aprendizagem e fomenta a parceria escola e comunidade. Visa, também, a ampliação da permanência diária de crianças, jovens e adolescentes na escola a fim de desenvolver todas as dimensões da formação humana: cognitiva, afetiva, histórico-social, profissional e familiar. 

Sair da versão mobile