Ícone do site Bahia Pra Você

Governo federal reduz em 85% verba destinada a vacinas em 2022

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) reduziu em 85% o valor reservado para compras de vacinas contra Covid-19 em 2022. De acordo com o

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) reduziu em 85% o valor reservado para compras de vacinas contra Covid-19 em 2022. De acordo com o Orçamento do ano que vem apresentado ao Congresso nesta terça-feira (31), serão R$ 3,9 bilhões para aquisição de imunizantes, contra R$ 27,8 bilhões autorizados para a mesma finalidade em 2021.

Segundo representantes do Ministério da Saúde, o valor será destinado à compra de vacinas da AstraZeneca produzidas com insumos da Fiocruz, além de seringas.

O montante é suficiente para o governo adquirir apenas 140 milhões de doses da AstraZeneca, quantidade insuficiente para uma aplicação em toda a população adulta – o Brasil tem hoje cerca de 160 milhões de pessoas com 18 anos ou mais.

Para justificar a diminuição do valor, membros da pasta afirmam que o cenário da pandemia ainda é incerto e que há possibilidade que parte das doses já adquiridas em 2021 sobrem e possam ser utilizadas no próximo ano. Eles dizem ainda que possíveis novos contratos com outros fornecedores, caso necessários, seriam fechados até dezembro para garantir entregas em 2022.

A definição deve ocorrer conforme surgirem dados de novos estudos sobre aplicação de doses de reforço, apontam – o que pode fazer com que mais recursos também sejam necessários. Ainda segundo o grupo, a previsão de 140 milhões de doses foi calculada com base em uma projeção de entregas da Fiocruz.

ANÚNCIO

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que aguarda resultados de estudos em andamento para avaliação da necessidade de vacinas no próximo ano.

Sair da versão mobile