Ícone do site Bahia Pra Você

Governo da Bahia reforça ações após chuvas intensas

O Governo da Bahia intensificou o monitoramento e as ações de apoio após as fortes chuvas que atingem diversas regiões do estado.

O Governo da Bahia intensificou o monitoramento e as ações de apoio após as fortes chuvas que atingem diversas regiões do estado. Os municípios de Araci, Mutuípe e Sítio do Mato decretaram Situação de Emergência, e equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e da Secretaria da Saúde (Sesab) estão mobilizadas desde a noite de quinta-feira (20).

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que mantém diálogo direto com prefeitos para garantir assistência imediata às famílias e recuperação das estruturas danificadas.

“Estamos monitorando todo o estado da Bahia, de mãos dadas com os municípios, para garantir apoio imediato às famílias e às intervenções necessárias”, disse.

Desde o alerta emitido para 344 municípios, a Defesa Civil acompanha em tempo real as ocorrências, consolidando informações sobre áreas afetadas e danos. Diversas cidades registraram alagamentos e enxurradas, incluindo Mairi, Amargosa, Uibaí, Ruy Barbosa, Irecê, Gandu, Barra do Mendes, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Nordestina e Cansanção.

Em Araci, 895 pessoas ficaram desalojadas. Em Wagner, foram 240 mm de chuva em seis horas, causando alagamentos e deslocamento de famílias. Outros municípios, como Macaúbas, Rodelas, Sítio do Mato e Cícero Dantas, também registraram danos significativos.

ANÚNCIO

Na BA-575, entre Santana e Porto Novo, o tráfego foi interrompido após a pista ser coberta pela água. A Seinfra aguarda a redução do nível para iniciar reparos.

Além das ações emergenciais, o Governo iniciou o envio de alertas via WhatsApp, alcançando cerca de 3 milhões de pessoas com informações sobre riscos e orientações. Para receber os avisos, é necessário cadastro no ba.gov.br ou no aplicativo SAC Digital.

 

Sair da versão mobile