Bahia Pra Você

Governo autoriza uso da Força Nacional contra ataques em Manaus

O Ministério de Justiça e Segurança Pública autorizou nesta terça-feira (8), após duas noites de ataques incendiários em Manaus, o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para conter a onda de violência na cidade por 30 dias, a contar da data da publicação da portaria, que está no Diário Oficial da União.

Segundo o documento, apoio será realizado “em caráter episódico e planejado, nas ações de combate ao crime organizado na capital e no interior do Estado, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o planejamento da atuação da Força Nacional é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Ataques

Desde a noite de sábado (5), criminosos iniciaram uma série de ataques a prédios públicos em Manaus, como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), atiraram contra a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e incendiaram ao menos um caixa eletrônico na capital amazonense.

No domingo (6), ao menos 14 ônibus, duas viaturas policiais, um estabelecimento comercial e um transformador de energia elétrica foram incendiados na capital amazonense e prédios públicos e veículos depredados em outras cidades do estado. Os ataques incendiários seriam uma reação de uma facção criminosa ao assassinato de um líder do tráfico de drogas pela Polícia Militar.

ANÚNCIO
Anúncios

A polícia prendeu 31 suspeitos de envolvimento em depredações e incêndios de ônibus, carros, prédios públicos, agências bancárias e viaturas policiais.Com os ataques, serviços públicos foram suspensos por medida de segurança, escolas públicas e particulares não abriram e a frota de ônibus do transporte coletivo circulou apenas parcialmente.

Sair da versão mobile