Ícone do site Bahia Pra Você

Governo autoriza uso da Força Nacional contra ataques em Manaus

O Ministério de Justiça e Segurança Pública autorizou nesta terça (8), após duas noites de ataques incendiários em Manaus, o apoio da Força Nacional

O Ministério de Justiça e Segurança Pública autorizou nesta terça-feira (8), após duas noites de ataques incendiários em Manaus, o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para conter a onda de violência na cidade por 30 dias, a contar da data da publicação da portaria, que está no Diário Oficial da União.

Segundo o documento, apoio será realizado “em caráter episódico e planejado, nas ações de combate ao crime organizado na capital e no interior do Estado, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o planejamento da atuação da Força Nacional é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Ataques

Desde a noite de sábado (5), criminosos iniciaram uma série de ataques a prédios públicos em Manaus, como uma Unidade Básica de Saúde (UBS), atiraram contra a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e incendiaram ao menos um caixa eletrônico na capital amazonense.

No domingo (6), ao menos 14 ônibus, duas viaturas policiais, um estabelecimento comercial e um transformador de energia elétrica foram incendiados na capital amazonense e prédios públicos e veículos depredados em outras cidades do estado. Os ataques incendiários seriam uma reação de uma facção criminosa ao assassinato de um líder do tráfico de drogas pela Polícia Militar.

ANÚNCIO

A polícia prendeu 31 suspeitos de envolvimento em depredações e incêndios de ônibus, carros, prédios públicos, agências bancárias e viaturas policiais.Com os ataques, serviços públicos foram suspensos por medida de segurança, escolas públicas e particulares não abriram e a frota de ônibus do transporte coletivo circulou apenas parcialmente.

Sair da versão mobile