Líderes de 20 países que têm as maiores economias do mundo começaram neste sábado (30) uma reunião de dois dias em Roma, na Itália. Os grandes temas do G20 devem ser impostos, Covid-19 e aquecimento global.
O encontro segue até amanhã (31) quando deverá ser adotada a Declaração de Roma dos Líderes do G20, com consensos dos governantes em várias áreas. Em eventos paralelos, dois temas também serão tratados: o apoio a pequenas e médias empresas e empresas comandadas por mulheres e o papel do setor privado na luta contra as mudanças do clima.
Bolsonaro
Em conversa informal com o presidente da Turquia, Recept Tayyiap Erdogan, Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a Petrobras afirmando que a estatal “é um problema”. As informações são da revista Veja. Além disso, Bolsonaro fez questão de afirmar estar num bom momento com “um apoio popular muito grande” – embora as pesquisas recentes mostrem justamente o contrário.
Para especialistas, alguns fatos apontam para um certo isolamento de Bolsonaro frente ao grupo das maiores economias do mundo. O principal deles é o fato de Bolsonaro ter apenas dois encontros presenciais agendados, segundo a assessoria de imprensa. Durante este fim de semana para o G20 neste fim de semana na Itália, boa parte dos líderes presentes está tendo diversas reuniões bilaterais.
Aquecimento global
Já há um rascunho do documento que os países devem assinar, e por esse texto há indicações de que os líderes se comprometeram com pequenos incrementos em metas de redução de emissões de gases que causam o efeito estufa.
Os países do G20 são responsáveis por 80% das emissões de gás carbônico do mundo. A meta é limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
Vacinas
Neste primeiro dia do encontro deve haver discussões sobre a Covid-19 e recuperação econômica. Há receio dos preços de energia, e problemas ligados a logística de bens e mercadorias devem ser discutidos.
Os líderes devem se comprometer com planos para vacinar 70% da população do mundo contra a Covid-19 até metade de 2022 e, além disso, criar uma força tarefa para lidar com pandemias futuras.