SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Furtos de grelhas e tampas de ferro causam prejuízos e riscos à população

Esses dispositivos fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais

Publicado

em

das quais uma média de 132 foi furtada. O diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, Marcílio Bastos, afirma que o maior índice de furtos
Foto: Ascom/Seman

A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) teve um prejuízo estimado em quase R$100 mil, no ano passado, apenas com o reassentamento de tampas em ferro fundido dos poços de visita e na reposição de grelhas de sarjeta em Salvador. Esses dispositivos fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais. As grelhas ajudam no escoamento das águas e impedem que objetos caiam nas galerias e ramais, e os poços de visita dão acesso às redes de serviço subterrâneo, córregos e rios canalizados e cobertos.

Ao todo, 865 tampas de ferro fundido foram assentadas em 2021, entre as quais cerca de 61 foram furtadas. O total de grelhas colocadas no mesmo período foi 879, das quais uma média de 132 foi furtada. O diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, Marcílio Bastos, afirma que o maior índice de furtos ocorre na Península de Itapagipe (principalmente na região da Colina Sagrada, Humaitá e Praça Irmã Dulce) e na orla (principalmente no trecho de Itapuã).

O último furto registrado pela Seman ocorreu na Rua Nilo Peçanha, na última quinta-feira (13). A grelha foi reposta no dia seguinte pelas equipes. Uma grelha especial também está sendo encomendada para a Cidade Baixa, trecho próximo à praia da Ribeira, devido à reincidência do furto. O Largo do Bonfim, reformado há dois anos, também foi alvo recente da ação criminosa.

“Os furtos são mais recorrentes nessas áreas mais públicas. Nas áreas mais residenciais, a frequência é menor, porque os moradores tomam conta. Quando fazemos a substituição, nós pedimos ajuda aos moradores e comerciantes para auxiliarem na fiscalização e isso tem dado um resultado muito positivo. Por outro lado, a ação tem sido um grande desafio e merece uma atenção especial da Polícia Militar”, alerta Bastos.

ANÚNCIO

Ele lembra que os furtos provocam prejuízos em diversos aspectos. “São dispositivos utilizados geralmente em áreas onde as pessoas transitam, seja caminhando, de bicicleta ou com veículo. Uma vez que um equipamento desse é furtado, o local se torna uma área de risco de acidentes. Outro problema é que a ausência dos dispositivos facilita a entrada de resíduos, provocando as obstruções no sistema e os alagamentos. Além disso, o valor que a Prefeitura investe na reposição é um valor público que poderia estar sendo investido em melhorias para a cidade”.

Solicitação

A população pode informar o furto e solicitar o reparo dos dispositivos através do telefone 156, do aplicativo Fala Salvador ou do portal Fala Salvador. O pedido pode ser feito também presencialmente nas Prefeituras-Bairro, com agendamento a ser feito pelo site Hora Marcada.

Cidade

Velejadores são resgatados após 12 horas à deriva

Os homens, então, passaram a madrugada em alto mar e foram localizados no início da manhã desta sexta

Publicado

em

Dois velejadores foram resgatados na manhã desde sexta-feira (20) depois de ficarem 12 horas à deriva em um trecho da Baía de Todos os Santos nas imediações da cidade de Madre de Deus, a cerca de 60 quilômetros de Salvador.
Foto: Graer

Dois velejadores foram resgatados na manhã desde sexta-feira (20) depois de ficarem 12 horas à deriva em um trecho da Baía de Todos os Santos nas imediações da cidade de Madre de Deus, a cerca de 60 quilômetros de Salvador.

Os velejadores Eliomar Lima e Ricardo Brasil partiram da região da Ribeira, na capital, foram retirados do local por uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e levados para a Vila Militar, no bairro do Bonfim.

De acordo com as informações da PM, eles estavam em uma embarcação do tipo olímpica, que teria virado no mar e o mastro se quebrou.

O tenente-coronel Wolney Almeida, comandante do Graer, informou que a corporação recebeu o chamado por volta das 18h de quinta-feira (19), iniciou as buscas, mas precisou suspender durante a noite por causa da baixa luminosidade.

ANÚNCIO

Os homens, então, passaram a madrugada em alto mar e foram localizados no início da manhã desta sexta-feira.

“Ontem, no final da tarde, recebemos um chamado informando que uma pequena embarcação, para duas pessoas, à vela, sem motor, estaria à deriva na Baía de Todos os Santos. Teriam partido da Ribeira e com alguma carga de celular, que ainda tinham, pediram socorro aos familiares”, explicou o oficial.

“Por volta das 4h acionamos de novo outra tripulação e fomos fazer as buscas. Localizamos já próximo de Madre de Deus os dois rapazes. Estavam sentindo bastante frio, devido à noite no mar, e com a falta de alimentação e água”.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Memorial das Baianas de Acarajé é entregue requalificado

O equipamento está situado na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída

Publicado

em

Em clima de festa, ao som de fogos e dos tambores do grupo A Mulherada, o Memorial das Baianas de Acarajé, um dos importantes equipamentos
Foto: Lucas Moura/SecomPMS

Em clima de festa, ao som de fogos e dos tambores do grupo A Mulherada, o Memorial das Baianas de Acarajé, um dos importantes equipamentos históricos e culturais de Salvador, voltou a integrar a lista de atrativos dos soteropolitanos e turistas que visitarem a região do Centro Histórico da capital baiana. Situado na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída, o equipamento foi entregue nesta terça-feira (17), após passar por obras de revitalização.

A iniciativa teve objetivo de resgatar a função do espaço para exposição permanente da história das baianas e para realização de eventos e divulgação da gastronomia regional, especialmente do acarajé. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e contou com investimento de R$545,4 mil. A curadoria do espaço foi coordenada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e as obras foram executadas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Para o prefeito Bruno Reis, aniversariante do dia, a entrega do Memorial das Baianas de Acarajé é um momento bastante especial para a cidade. “As baianas são um dos principais símbolos da cidade e projetam Salvador para o Brasil e para o mundo, são mulheres de fibra e que produzem um quitute que é conhecido nos quatro cantos do planeta. Aqui é um reconhecimento da história das baianas, é mais um ponto de visitação, mais um equipamento para receber turistas e soteropolitanos, e tenho certeza de que esse novo memorial será um sucesso”.

Conceito

As intervenções feitas no equipamento envolveram desde criação de um novo leiaute, utilizando áreas que estavam mal aproveitadas, até reforma da cobertura, complementação em laje pré-moldada, melhorias no revestimento das paredes, no piso e nos forros, nova pintura, instalação de esquadrias de madeira, metálica e vidro. Abrangeu, ainda, colocação de novas instalações elétricas e hidráulicas, substituição de toldo, execução de paisagismo e iluminação cênica, serviço de drenagem pluvial e instalações de combate a incêndio e segurança.

ANÚNCIO

As obras promoveram mais acessibilidade, segurança e conforto para os que frequentam o espaço. A cozinha que já existia no memorial foi reformada para ser utilizada para cursos de culinária baiana. Também foi criado um espaço para pesquisa e para a associação.

Além disso, a ideia da revitalização foi proporcionar conhecimento e informações de interesse geral da população e turistas, estimulando a geração de renda, empreendedorismo e oportunidade de empregos. Por isso, foi criado um espaço para a comercialização de adornos, roupas e lembranças ligadas ao ofício das baianas.

“O projeto buscou resgatar esse patrimônio imaterial tão importante para Salvador, que é a baiana de acarajé. É um memorial que possui uma outra dinâmica, não apenas expositiva, mas também vai possibilitar que as baianas realizem seu ofício. Elas hoje reconquistam esse espaço e é uma homenagem mais do que justa à figura que representa a Bahia, através das vestimentas, do quitute e da história de matriz africana”, resumiu a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, destacou que a curadoria foi realizada pela museóloga Jane Palma, que está atualmente à frente da Diretoria de Bibliotecas, Livro e Leitura da fundação, em tempo recorde: apenas seis dias. “É uma curadoria em movimento. A gente fez uma primeira leitura para a inauguração e, a partir de agora, vamos continuar trabalhando porque a baiana de acarajé é patrimônio, é tombamento, e merece um museu à altura”, declarou.

História

Inaugurado em 2009, o Memorial das Baianas é um equipamento que foi concebido para integrar diferentes espaços: cozinha, sala de oficinas, salas de exposição e centro de referência, numa perspectiva de potencializar a difusão dos conhecimentos associados ao ofício da baiana de acarajé, que é patrimônio cultural brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 14 de janeiro de 2005, no Livro de Registro dos Saberes.

ANÚNCIO

Com esse conceito, o memorial mostra a história do ofício das baianas bem como a imagem e trabalhos delas, como os fios-de-contas, pano-da-costa e sua indumentária. “Esse memorial é importante para todas as baianas de acarajé do Brasil, é um ponto de referência para as mulheres que estão país afora vendendo o produto. E Salvador tem o privilégio de ter esse espaço lindo, que é de resistência da mulher negra. É muito bom ter ele de volta, reaberto e reformado”, declarou a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (Abam), Rita Santos.

Continue Lendo

Cidade

Salvador reduz a faixa etária para aplicação da 4ª dose

O reforço contra Covid-19 já está liberado para pessoas a partir dos 65 anos

Publicado

em

a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reduz a faixa etária dos idosos de 69 para 65 anos aptos a receber a 4ª dose da vacina contra
Foto: Otávio Santos/SecomPMS

A partir desta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reduz a faixa etária dos idosos de 69 para 65 anos aptos a receber a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. A segunda dose de reforço – incluindo para pessoas imunossuprimidas – será aplicada para todos que tiverem recebido a 3ª dose até 15 de janeiro de 2022 e que estejam com o nome na lista disponível no site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br.

A imunização também vai contemplar a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de morar em Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizada, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

Os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS. Prossegue ainda a vacinação para crianças de 5 a 11 anos que estejam com nome na lista do site da SMS, em instituições de ensino da capital baiana. Os postos para todos os públicos funcionarão das 8h às 16h.

ANÚNCIO
DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

ANÚNCIO

Imunossuprimidos – 4ª dose e idosos com 65 anos ou mais: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

APRAZAMENTOS DESTA SEGUNDA (16):
2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 18/4/2022
2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS 5 A 11 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 21/3/2022
2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 16/5/2022 – LIBEROU GERAL
2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 11/6/2022 – LIBEROU GERAL
2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 15/3/2022
2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 11/6/2022
2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 11/6/2022
3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 15/1/2022 – LIBEROU GERAL
3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 20/3/2022
3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 12/12/2021
4ª DOSE: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDAS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ DIA 15/1/2022
4ª DOSE: IDOSOS COM 65 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 15/1/2022
POSTOS:
1ª E 2ª DOSES PEDIÁTRICAS: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Garcia, USF Imbuí, USF Pituaçu, USF Vale do Matatu, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Arraial do Retiro, USF Saramandaia, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF São José de Baixo, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Vila Verde, USF San Martim III, 16º Centro de Saúde do Pau Miúdo, Multicentro Liberdade, USF Gal Costa, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Nova Brasília, UBS Castelo Branco, USF Pirajá, UBS Frei Benjamin (Valéria), USF Capelinha, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF São João do Cabrito, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos III, USF Alto de Coutos I, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES – PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS

Postos fixos: USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), 5º Centro de Saúde (Barris), Multicentro Amaralina, USF Federação, USF Santa Cruz, USF Calabar, USF Parque de Pituaçu, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio), USF Curralinho, UBS Mário Andrea (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), UBS Cosme de Farias, USF Sussuarana, USF Arraial do Retiro, USF Calabetão, USF Resgate, USF Mata Escura, USF Estrada das Barreiras, UBS Engomadeira, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, USF Pelourinho, UBS Santo Antônio, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF São José de Baixo, USF São Cristóvão, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17 (Itapuã), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez (São Cristóvão), USF Santa Mônica, USF San Martin I, USF IAPI, USF Cambonas (Via Regional), USF São Marcos, UBS Sete de Abril, USF Dom Avelar, USF Boa Vista de São Caetano, USF Recanto da Lagoa II, USF Antônio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF San Martin II, USF Alto do Peru, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Alto do Congo, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas