Bahia Pra Você

Fundação Pedro Calmon inaugura Sala Mestres e Mestras da Palavra

A população baiana ganha um novo espaço dedicado a contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura e à dinamização da cadeia produtiva do livro. A Sala Mestres e Mestras da Palavra estará aberta ao público a partir do dia 25 de julho, na bicentenária Biblioteca Central do Estado da Bahia, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), localizada no bairro dos Barris, em Salvador. 

Inaugurada com a presença de Djamila Ribeiro — filósofa, ativista social, professora e educadora brasileira, uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres —, a Sala Mestres e Mestras da Palavra será um espaço que tem como objetivo principal proporcionar à comunidade literária e artística da Bahia recursos estruturais e tecnológicos, que também se somam à política de fomento ao livro, à leitura e à produção cultural, consolidando esse local como espaço de criação, divulgação e promoção da literatura, além de ser uma referência para escritores e produtores de arte. 

Na mesma data, a Biblioteca Central do Estado da Bahia também será palco da nova edição do projeto Encontros Negros – Especial 25 de Julho, que contará com a participação de Djamila Ribeiro, autora do premiado livro Pequeno Manual Antirracista, que trata do racismo estrutural enraizado no Brasil. Esta é a terceira vez que a Bahia recebe o projeto, que visa fortalecer a identidade e a conscientização racial da população negra, destacando narrativas positivas e emancipadoras. Na edição passada, o encontro trouxe as vozes de nomes como Elisa Lucinda, Pierre Onassis e Tiago Banha. 

O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon, de Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI). Também conta com a parceria do Portal Soteropreta, da Livraria LDM e da Imagem Digital. 

“Com muita honra e alegria, participarei do Encontros Negros em Salvador no 25 de Julho, celebrando a força e a sabedoria das mulheres negras da América Latina e do Caribe”, destaca a professora Djamila Ribeiro. 

ANÚNCIO
Anúncios

De acordo com a organização do Encontros Negros, os ingressos foram disponibilizados pelo Sympla e já se esgotaram devido à lotação máxima. Já a inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra tem programação aberta ao público. 

A partir das 18h, acontece a abertura com o grupo A Pombagem, seguida do Sarau Mestres e Mestras, conduzido pelo projeto Fala Escritor, com participação do Slam das Minas. 

O dia 25 de julho será marcado por datas importantes no calendário nacional e internacional, e por entregas significativas para a comunidade literária da Bahia, como destaca o dirigente da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães: 

“A Sala Mestres e Mestras da Palavra será um espaço de valorização e cuidado com as escritoras e os escritores baianos. Incentivar a literatura baiana é essencial para consolidar uma política do livro e da leitura no nosso estado, fortalecendo quem dá vida às palavras e inspira a construção de uma sociedade mais leitora, crítica e sensível. Será um grande momento inaugurar esse espaço no Dia Nacional do Escritor e no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, recebendo Djamila Ribeiro, uma das grandes referências da literatura brasileira contemporânea, cuja escrita ecoa vozes, lutas e esperanças.” 

SALA MESTRES E MESTRAS DA PALAVRA 

O modelo de espaço, baseado no compartilhamento de recursos e estrutura — tendência no mundo do trabalho —, surge como um local pensado para abrigar e ser referência para a comunidade literária baiana. 

ANÚNCIO
Anúncios
FUNCIONAMENTO DA SALA 
UTILIZAÇÃO DA SALA 
SERVIÇO 
Sair da versão mobile