Sempre em busca de iniciativas que vão ao encontro de seu propósito de promover a mobilidade social, a Fundação Grupo Volkswagen (FGVW) patrocinou o Mês da Filantropia Negra, evento realizado anualmente pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) ― referência em fortalecimento da filantropia e do investimento social privado (ISP) ― em parceria com o The WISE Fund.
O encontro deste ano foi realizado no dia 8 deste mês, no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, e teve como tema “Futuros da Filantropia Negra — uma homenagem a Martin Luther King e Nêgo Bispo”. Com foco no afrofuturismo, especialistas em equidade racial apresentaram reflexões e propuseram ações para fortalecer o papel das organizações negras e ampliar o potencial das iniciativas de doação e finanças comunitárias.
Jéssica Almeida, analista financeira da FGVW, subiu ao palco durante a cerimônia de abertura do evento para reafirmar o compromisso da Fundação com a diversidade e a inclusão. Em seu discurso, destacou que essa iniciativa reforça o propósito de promover a mobilidade social e a inclusão produtiva, com foco em grupos historicamente vulnerabilizados. Nesta nova fase de atuação, a instituição tem priorizado mulheres (cis e trans), grupos minorizados discriminados (LGBTI+, pessoas com deficiência, imigrantes e refugiados, 50+, povos e comunidades tradicionais etc., pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza e jovens de 15 a 29 anos (Estatuto da Juventude) como público-alvo, visando maximizar o impacto social a longo prazo.
“Apoiar iniciativas que promovem a equidade e a inclusão é essencial para garantir um desenvolvimento mais justo e igualitário da sociedade. Todos os projetos da Fundação visam gerar um impacto significativo na mobilidade social, focando nossos esforços na promoção da inclusão produtiva. Ficamos entusiasmados em colaborar com um evento como este, a fim de construir um futuro mais justo e sustentável para todos. Ao apoiar iniciativas que promovem a equidade racial, fortalecemos comunidades e criamos um impacto positivo e duradouro na sociedade”, afirma Jéssica.
Na ocasião, a Fundação também apresentou seu vídeo manifesto, lançado em 1º de julho durante o evento de comemoração dos 45 anos da instituição. O conteúdo destacou o novo propósito da FGVW, “Juntos Pela Mobilidade Social”, além de trazer dados impactantes sobre a desigualdade no Brasil e o trabalho que a instituição realiza desde 1979.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social.