A França não exigirá mais que as pessoas usem máscaras em ambientes fechados em locais públicos onde a entrada está sujeita ao passe da vacina Covid a partir de 28 de fevereiro, disse o Ministério da Saúde em comunicado nesta sexta-feira (11), citando uma “melhoria na situação da saúde”.
As máscaras continuarão a ser obrigatórias nos transportes públicos e em locais fechados não sujeitos ao passe da vacina. As regras aplicam-se a espaços públicos como bares e restaurantes, atividades desportivas e de lazer que agora exigem comprovação da vacinação para entrar.
A nova regra está em linha com uma recomendação do conselho de saúde e segue uma desaceleração da taxa de infecção por Covid-19.
“Em um contexto em que a pressão da epidemia está caindo fortemente, o passe da vacina nos permite remover a exigência de uso de máscara, como fizemos em ondas anteriores”, disse à AFP o ministro da Saúde Olivier Véran.
A França já havia retirado sua exigência de que as pessoas usassem máscara ao ar livre em 2 de fevereiro.
A mudança nas regras na sexta-feira também reduz de três para um o número de testes que as pessoas devem fazer caso entrem em contato com um caso confirmado de Covid.
Com uma eleição se aproximando em abril e um descontentamento crescente entre partes do público sobre as restrições de controle de infecções, o governo do presidente Emmanuel Macron prometeu facilitar as medidas dentro de semanas se os casos continuarem caindo.