Ícone do site Bahia Pra Você

França pressiona União Europeia contra o Reino Unido

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, ecoou o sentimento, dizendo à assembleia nacional que a União Europeia precisava ser mais firme

A União Europeia pode afetar o fornecimento de energia da Grã-Bretanha e Jersey por causa da concessão das licenças de pesca insuficientes para os barcos franceses, disse o ministro de Assuntos da UE da França.

Clément Beaune, que é um aliado próximo do presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a ação será decidida em alguns dias e que as discussões já estão em andamento.

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, ecoou o sentimento, dizendo à assembleia nacional que a União Europeia precisava ser mais firme com o Reino Unido. “A Comissão [Europeia] está se movendo, deve fazer mais”, disse ele.

A França tem pressionado constantemente a UE para que adote uma postura mais firme contra o Reino Unido por causa de suas preocupações de que o governo de Boris Johnson esteja agindo em violação de suas obrigações sobre o acesso à pesca nas águas do canal.

Na semana passada, um terço dos barcos franceses que se candidataram a pescar nas águas de Jersey foram recusados ​​pelo governo da ilha. Na semana anterior, o governo do Reino Unido forneceu licenças para apenas 12 dos 47 navios franceses em suas águas costeiras. As autoridades do Reino Unido e de Jersey afirmaram que os navios recusados ​​não apresentavam evidências relevantes de operação nas águas.

ANÚNCIO

Beaune disse que a França “não aceitaria”. Ele disse: “Já chega, temos um acordo negociado pela França, por Michel Barnier, e deve ser aplicado a 100%. Não está sendo. Nos próximos dias – e eu conversei com meus colegas europeus sobre este assunto ontem – nós tomaremos medidas em nível europeu ou nacional para pressionar o Reino Unido”.

Sair da versão mobile