Bahia Pra Você

Encontro reúne artistas e discute educação por meio da arte

Promovendo discussões sobre questões raciais, indígenas, de gênero e sexualidade, a primeira edição do Festival Educarte: Conexão, Educação e Arte, reúne bate-papos online e gratuito durante os cinco dias de programação. O evento é realizado pelo projeto Teatroescola e será transmitido pelo canal do Youtube e Instagram do projeto.

Seguindo uma programação de destaques culturais e musicais, o evento traz artistas e convidados como Mariene de Castro, Ellen Oléria, Paula Lima e o cantor Lincoln Senna. Trazendo aspectos e acervos da música regional baiana, Mariene participa hoje, a partir das 20h, com debate mediado pelo jornalista e escritor Vagner Fernandes. Já, amanhã (10), Lincoln Senna que é embaixador do projeto, bate papo com o apresentador Raoni Oliveira falando de suas trajetórias.

Para falar sobre as questões indígenas no Brasil, a convidada foi Naine Terena, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em um papo sobre literatura negra e ancestralidade, a poeta, educadora e ativista Neide Almeida, vai trazer visões e inquietações poéticas. O afroempreendedorismo será um dos temas debatidos no evento com Tamila Santos (Afro Impacto) e Tarso Oliveira (Troca).

Nas questões de sexualidade e gênero, o diretor de teatro e professor da Universidade Federal da Bahia, Djalma Thürler, discutirá sobre o movimento LGBTQIA+.

De acordo com Nell Araújo, diretor do Teatroescola e produtor artístico cultural, a importância do festival surgiu como uma necessidade de debater assuntos relevantes na era virtual. “Precisamos aprofundar assuntos que estão em destaque na sociedade. Por isso, trazer temáticas de uma forma mais democrática, com metodologia diferenciada e direcionada ao público jovem permite aproximar a população à educação básica e ao processo cultural e histórico em que vivem”, destaca o diretor.

ANÚNCIO
Anúncios

Nell Araújo, diretor do Teatroescola

Para Nell, o projeto une artistas, ativistas, pesquisadores e educadores que se preocupam com o processo de disseminação do conhecimento, tornando a arte e a cultura aliadas nessa construção.

Além do evento online, está aberta a programação para o Laboratório Virtual de Arte e Cultura do Teatroescola, programa que vai disponibilizar cursos formativos nos âmbitos culturais e artísticos a partir de setembro para alunos do projeto com parte das vagas destinadas para público em geral.

“O festival marca a volta das atividades na modalidade remota, uma atividade de boas vindas. Até dezembro vamos lançar cursos de formações para o público da escola. Queremos atender também aos demais públicos, que tem interesse em participar “, ressalta.

 

 

ANÚNCIO
Anúncios
Sair da versão mobile