O Festival Canta Bahia 2025 teve sua abertura oficial na noite desta sexta-feira (04), no Parque de Exposições, em Salvador, consolidando-se como um dos maiores eventos de música gospel do estado. Em sua terceira edição, o festival é gratuito e atrai milhares de pessoas com apresentações de artistas consagrados do cenário gospel nacional e local.
Com uma programação diversificada e momentos de celebração e fé, o evento reforça seu papel como um importante espaço de expressão cultural e religiosa. A realização conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na cerimônia de abertura, prestigiando o início das festividades.
Durante a visita, Jerônimo destacou a importância do evento para a promoção da cultura gospel e o fortalecimento social no estado. “O Canta Bahia é mais do que um evento religioso; é cultura, é turismo, é solidariedade e já está se consolidando também em outros municípios, como Camaçari, na região Oeste, Feira de Santana, Vitória da Conquista. O nosso objetivo é chegar ao máximo de comunidades. Valorizamos o momento de louvor, mas ao mesmo tempo, os artistas que compõem, que cantam. Além disso, o evento dialoga com o debate do combate à pobreza, através do nosso ponto de arrecadação de alimentos”, afirmou o governador.
A estrutura do festival foi montada com o suporte técnico e logístico da Sufotur, responsável por fomentar eventos culturais e turísticos em toda a Bahia. A segurança também foi reforçada com a atuação da Polícia Militar. O evento também tem impacto econômico e social, movimentando a cadeia do turismo, da cultura e do comércio local. Salvador recebe caravanas de diversos municípios, o que fortalece o setor hoteleiro e de alimentação.
A coordenação do Canta Bahia estima um público superior a 100 mil pessoas durante os dois dias de evento. “Em Salvador, o segmento musical mais ouvido é o gospel, por isso a importância desse evento ser realizado aqui. A nossa expectativa para a edição de 2025 é manter uma multidão de pessoas celebrando, adorando e também cooperando com o Programa Bahia Sem Fome, trazendo um quilo de alimento que será destinado para famílias em situação de vulnerabilidade”, reforçou o coordenador do festival Heber Santana.
Shows e atrações
A programação deste ano conta com nomes consagrados do gospel, como Bruna Karla, Anderson Freire, Misaias Oliveira, Samuel Eleotério, além de bandas e artistas locais como Banda Manancial, Talita Barbosa, Tassio Paixão, Jeferson Queiroz, Marcos Semeadores e outros. Os shows prometem animar o público até a noite de sábado (5), com momentos de louvor, dança e manifestações artísticas cristãs.
Para os artistas participantes, o evento é uma vitrine e uma oportunidade de compartilhar sua fé por meio da arte. “Graças a Deus, já é o terceiro ano que tocamos aqui no Canta Bahia. Deus tem abençoado, aberto portas. Eu estou muito feliz de estar aqui, mais uma vez, celebrando e consolidando esse trabalho abençoado de Jesus. Hoje estou lançando uma música nova chamada “Na Presença do Senhor”, o clipe saiu ontem e já está indo muito bem”, destacou Marcos Semeadores, de Lauro de Freitas, cantor do pagodão gospel, uma das atrações da noite.
Encontro de gerações
O evento promoveu um encontro de gerações, dos mais experientes aos mais jovens. “É a minha primeira vez aqui no Canta Bahia e estou muito animada. Espero muito de todos os shows porque eu não gosto de ficar parada”, celebrou Maria Clara Santos, de 17 anos.
Itameire de Oliveira, 58, auxiliar de serviços gerais, aprovou a iniciativa do Governo do Estado e estava ansiosa para ver a cantora Bruna Karla. “Estou achando tudo perfeito, uma estrutura maravilhosa. Todos estão de parabéns. Já curto muito as músicas de Bruna e a expectativa é vê-la aqui hoje”, disse.
O festival segue até sábado, com programação a partir das 17h, e entrada gratuita. A organização solicita que o público doe alimentos não perecíveis, que serão destinados às ações sociais do Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome.