Começa nesta segunda-feira (25) e segue até o próximo domingo, 1º de maio, em formato híbrido (presencial e virtual), a Festa Literária “Arte e Identidade”, nas diversas locações do Centro Histórico de Salvador, Pelourinho. A Festa de Arte e Literatura foi realizada em formato virtual em 2021, onde alcançou mais de cinco mil pessoas em três dias de evento.
Voltadas à literatura e arte negra infantojuvenil, as atividades acontecerão simultaneamente em diferentes espaços culturais do Pelô, reunindo recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérprete de libras, possibilitando a democratização de acesso com comodidade e segurança das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Com intuito de reunir a interação, utilizando plataformas digitais, o projeto traz na programação ações como rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, lançamento de livros, encontro com autores, além de feira de livros e brinquedos afirmativos.
Em contrapartida sociocultural, a Festa Literária “Arte e Identidade” visa beneficiar a rede pública de ensino de Salvador e Região Metropolitana (RMS) com a distribuição de mil obras literárias afro-brasileiras infantojuvenis. Além de reunir profissionais da cadeia produtiva cultural literária, educacional e artística.
Para compor a curadoria, o projeto busca promover a democratização do acesso aos livros de literatura com recorte afro-brasileiro. O evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia.