A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada de 10 a 14 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador, com uma programação técnica ampliada que reúne debates estratégicos, lançamentos e articulações decisivas para o futuro do rural baiano. Em 2025, a agenda se consolida como um dos pilares centrais do evento, com cerca de 30 atividades voltadas ao conhecimento, à formação e ao fortalecimento das políticas públicas que impulsionam a agricultura familiar em todo o estado.
A programação envolverá instituições públicas, movimentos sociais, cooperativas, universidades, institutos de pesquisa e especialistas de diversas áreas ligadas ao rural. Ao longo dos cinco dias, encontros, capacitações e debates mobilizarão centenas de participantes dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, além de representantes de outros estados, fortalecendo um ambiente de construção coletiva, inovação e articulação política.
Destaques da programação
- Encontro Estadual das Mulheres Rurais (08 a 10/12, Hotel Bahiamar), reunindo 250 lideranças femininas para discutir o papel estratégico das mulheres na produção e gestão agrícola.
- Lançamento do Programa Mais Gestão Bahia, parceria entre UFRB e MDA, com assessoria e capacitação para 40 organizações produtivas da agricultura familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais.
- Seminário Nacional do Programa de Biodiesel e Seminário Estadual de Agroecologia, reforçando inovação e sustentabilidade.
- Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar, com iniciativas como o Programa Cooperar para Exportar e Exporta Mais Cooperativas, além da assinatura de contrato de exportação para Portugal.
Investimentos e novos editais
Durante a Feira, o Governo do Estado autorizará a CAR a lançar cinco novos editais do projeto Bahia que Produz e Alimenta, voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas da mandioca, caprinovinocultura, avicultura caipira, fitoterápicos e turismo rural de base comunitária.
Com uma programação robusta e conectada às demandas do rural, a Feira reafirma seu papel como o maior espaço de articulação, formação e inovação do setor no estado. Realizada pelo Governo da Bahia, por meio da SDR e da CAR, em parceria com o MDA e a UNICAFES Bahia, a 16ª edição reunirá mais de 6 mil produtos da agricultura familiar dos 27 Territórios de Identidade, incluindo alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, flores e itens da economia solidária.
Além da programação técnica, o público encontrará espaços tradicionais como a Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato, a 3ª Feira Agroecológica da Bahia, duas praças gastronômicas, atrações musicais e diversas atividades culturais.

